menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN recebeu encontro anual do CIGRÉ Portugal

 

A REN recebeu nas suas instalações em Sacavém o Encontro Anual do CIGRÉ Portugal que contou com a presença de Konstantin Staschus, Secretário-Geral da ENTSO-E, João Torres, Presidente da EDSO, e Pablo Rodríguez Herrerías, Secretário do CIGRÉ Espanha.

O Encontro reuniu vários especialistas do sector elétrico e os membros do Comité Português, abriu com uma sessão sobre o "Relacionamento TSO-DSO (entre operadores de Transporte e Distribuição) no futuro Sistema Elétrico Europeu", um que tema que segundo Victor Baptista Diretor de Relações institucionais e Presidente do Comité Nacional CIGRÉ Portugal, está na ordem do dia por colocar em confronto "duas tendências opostas, o que nos leva a querer pensar como vai ser futuro". Como oradores no painel estiveram o Secretário-geral da ENTSO-E e o Presidente da EDSO.

Na segunda sessão foi feito um balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2015 nos Comités de Estudo do CIGRÉ, bem como com a apresentação dos eixos estratégicos do CIGRÉ para 2016-2018 e, a terminar, as perspetivas para 2016 do Comité Nacional Português do CIGRÉ, a cargo de Pedro Cabral, Secretário desde 2015.

O CIGRÉ (Conselho Internacional das Grandes Redes Elétricas) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1921, em Paris, que congrega membros coletivos (utilities do setor elétrico, fabricantes de equipamento elétrico e de comando e controlo, e de investigação na área dos sistemas elétricos) e membros individuais (na maioria, desempenhando a atividade profissional nas áreas do transporte de energia elétrica). No final de 2015, dispunha de cerca de 8000 membros individuais e de cerca de 1100 membros coletivos. Os membros do CIGRÉ distribuem-se por 90 países, 58 dos quais dispõem de um Comité Nacional (países com mais do que 40 "membros equivalentes").

O CIGRÉ é um fórum único no mundo que congrega os especialistas de todas as áreas respeitantes à tecnologia e gestão técnica dos sistemas de energia elétrica, com centenas de pessoas altamente qualificadas - membros e não membros - a colaborar em Comités de Estudo e Grupos de Trabalho, produzindo documentação da mais relevante valia técnica, usada em todo o mundo na produção de normas (CENELEC e IEC), de legislação e de manuais de boas práticas. A participação no CIGRÉ constitui uma forma de atualização e formação contínua dos técnicos das utilities de transporte de energia elétrica e de gestão dos sistemas elétricos nacionais de todo o mundo.

O Comité Nacional Português do CIGRÉ congrega 11 membros coletivos, entre os quais se inclui a REN - Rede Eléctrica Nacional, S.A. (os restantes 10 membros coletivos incluem 2 utilities, 4 fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços técnicos, 1 laboratório de testes e ensaios, 1 laboratório de investigação universitário, 1 centro de I&D da indústria e 1 organismo oficial de regulação) e 39 membros individuais, entre os quais se incluem 20 colaboradores da REN, num total de 105 membros equivalentes.