menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN reforça a rede na região de Trás-Os-Montes

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais concluiu um ciclo de investimentos com vista ao reforço da rede de transporte de energia elétrica na região de Trás-os-Montes.

A linha concluída que interliga as Subestações de Valpaços e Vila Pouca de Aguiar permite uma dupla alimentação ao conjunto de subestações da região, num investimento de cerca de 12 milhões de euros.
O traçado tem uma extensão de cerca de 35 quilómetros no qual foram instalados mais de 100 postes de muito alta tensão.

Esta obra permite aumentar a capacidade de receção e escoamento da produção de energia dos centros produtores hidroelétricos e eólicos em serviço e previstos para a zona e, simultaneamente garante níveis mais elevados de segurança do abastecimento à Rede Nacional de Distribuição.

Para Albino Marques, Diretor de Investimento da REN, “este investimento contribui para melhorar a qualidade de serviço na região e em particular nos concelhos de Valpaços, Chaves e Vila Pouca de Aguiar”.

No âmbito deste projeto foi desde já incluído nos mesmos postes de muito alta tensão, em parte do seu traçado, um segundo circuito que vai potenciar no futuro um novo reforço da Rede Nacional de Transporte sem haver necessidade de criar novos traçados.

A nível ambiental a REN teve a necessidade de realizar vários estudos devido à necessidade de preservar e minimizar os impactes decorrente da existência de uma área sensível para a conservação do lobo ibérico assim como a área envolvente do complexo Mineiro Romano de Tresminas.