menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN regista novo máximo na produção de energia eólica

 

A REN registou, na madrugada do dia 21 de novembro, um novo máximo histórico na produção de energia em centrais eólicas, tendo atingido os 4454 MW, mais 5 MW do que o anterior máximo registado em Maio deste ano. Durante as três horas em que a intensidade do vento foi maior, a energia produzida teria sido suficiente para abastecer a totalidade do consumo energético nacional.

Ao longo dos últimos anos as energias renováveis têm vindo a ganhar cada vez mais peso na composição do balanço energético. A REN, enquanto responsável pela gestão do sistema elétrico nacional, investe de forma permanente no desenvolvimento de mecanismos que permitam prever com maior precisão a produção de energia deste tipo de fontes, por forma a poder tirar o melhor partido das mesmas, integrando-as no sistema e evitando o seu desperdício. A REN é hoje uma referencia internacional em matéria de gestão de integração das energias renováveis.

Atualmente, a produção eólica representa quase 25% do consumo nacional. Em termos globais, nos primeiros nove meses do ano, a produção renovável abasteceu 61% do consumo, um valor elevado sustentado pelas afluências às barragens (66% acima dos valores médios) e pela produção eólica (9% acima dos valores médios).