menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

REN torna-se acionista da Coreso

 

A REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., operador da rede de transporte de eletricidade (TSO) em Portugal, junta-se aos já atuais acionistas da Coreso, os TSOs Elia (Bélgica), RTE (França), National Grid (Reino Unido), Terna (Itália) e 50Hertz (Alemanha), tornando-se acionista da Coreso.

Ao deparar-se com a necessidade crescente de coordenação numa base regional Europeia, cada vez mais TSOs têm aderido às Iniciativas de Coordenação de Segurança Regional (RSCIs) como a Coreso. A Rede Europeia de Operadores de Sistemas de Transmissão para a Eletricidade (ENTSO-E) e a Comissão Europeia apoiam estruturalmente estas iniciativas.

O CEO da Coreso Patrick De Leener salientou: “Estamos a dar um forte apoio a esta tendência, na medida em que conjugar esforços permite-nos desenvolver uma metodologia de partilha e uma visão comum para benefício de todos, que permita a segurança no fornecimento de energia na Europa".

O CEO da REN Rodrigo Costa salientou: “Estamos muito satisfeitos de poder anunciar a nossa adesão à Coreso, uma organização com anos de experiência e que reúne TSOs que representam aproximadamente 40% do mercado Europeu. Este é um passo muito importante com vista à integração dos mercados e sistemas de energia elétrica na Europa, com muitas vantagens estratégicas e operacionais.”

Sobre a Coreso:

Como Iniciativa de Coordenação de Segurança Regional (RSCI), a Coreso assiste os operadores das redes de transporte (TSO) para permitir a segurança do fornecimento na Europa. Nesse contexto, a Coreso colabora com os TSOs e outros RSCIs e desenvolve e executa atividades de planeamento operacional que envolvem a análise e coordenação da rede regional Europeia de eletricidade, com foco na coordenação de serviços, variando desde a coordenação com vários dias de antecedência até perto do tempo real. Os seus acionistas são os operadores das redes de transporte Elia (Bélgica), RTE (França), National Grid (Reino Unido), Terna (Itália), 50Hertz (Alemanha) e REN (Portugal). | www.coreso.eu