menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Renewables Grid Initiative coloca REN entre as melhores práticas de comunicação em 2020

 

A REN - Redes Energéticas Nacionais foi distinguida hoje pela Renewables Grid Initiative, através do prémio Good Practice of the Year, pela forma inovadora como o seu projeto "Estudos de impacte ambiental: visita virtual" permitiu melhorar a comunicação da empresa com os seus stakeholders apesar da pandemia. O projeto da REN foi selecionado como um dos quatro melhores na categoria "Communication & Engagement", tendo o anúncio sido feito no Fórum de Infraestruturas de Energia de Copenhaga, que decorre este ano de forma totalmente virtual.

No âmbito da fase de estudos de impacte ambiental dos projetos de eletricidade, e numa lógica de transparência de todo o processo, a REN decidiu realizar vídeos ilustrativos das áreas onde irão passar novas linhas de transporte de energia através do recurso a drone e ao Google Earth. Uma necessidade sentida devido à pandemia causada pelo Covid-19, que condicionou as visitas ao terreno por parte das entidades que integram a Comissão de Avaliação.

Para Francisco Parada, responsável de Qualidade, Ambiente e Segurança da REN, "este projeto resulta de um trabalho conjunto deste Departamento com a Direção de Comunicação e Sustentabilidade. Como quase sempre, a necessidade aguça o engenho, e foi o que aconteceu neste caso. Perante a dificuldade de visitas presenciais por parte dos stakeholders às zonas em avaliação de impacto ambiental, arrancámos com este projeto. O vídeo pretende chegar a todas as partes interessadas, possibilitando uma visualização eficaz do território, facilitando o processo de tomada decisão da avaliação deste tipo de projetos, tornando-se um instrumento de maior promoção da transparência de todo processo".

Até ao momento, a REN produziu dois vídeos. O primeiro teve como suporte geográfico imagens do Google Earth, enquanto o segundo usou imagens reais, captadas com recurso a drone. Nos dois vídeos é feita uma viagem pelos locais essenciais ao projeto, com especial destaque para as principais condicionantes ambientais do território. Esta ferramenta torna mais transparente a escolha do caminho a seguir pelas entidades que aprovam o projeto e incentiva à participação de todas as partes interessadas nas consultas públicas, sendo mais uma ferramenta em todo o processo de licenciamento de uma linha de transporte de energia.

Para realizar esta tarefa foi necessário o trabalho de várias equipas da REN e uma equipa da produtora BOX Produções e da Screen para as filmagens e edição de vídeo. Os vídeos foram depois disponibilizados à Comissão de Avaliação do Projeto, utilizado em sessões de esclarecimento solicitadas à REN por todas as partes interessadas e enviado aos stakeholders que o solicitaram.

A Renewables Grid Initiative é uma entidade que visa a colaboração de Organizações não Governamentais e Operadores de Redes de Transporte de Energia de toda a Europa, e que promove o desenvolvimento de redes transparentes e sustentáveis do ponto de vista ambiental em linha com o Acordo de Paris. Desde 2014 que atribui o Good Practices of the Year que se destina a iniciativas que demonstram boas práticas nas áreas da Comunicação, Inovação Tecnológica e Proteção Ambiental.