menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Renewables Grid Initiative distingue projeto ambiental da REN

 

O projeto da REN para a "reconversão das faixas de servidão" das suas infraestruturas foi escolhido como projeto de referência no prémio "Good Practice of the Year" 2017, na categoria de Proteção Ambiental.

Este Prémio é uma iniciativa organizada pela Renewables Grid Initiative, numa colaboração de Organizações não Governamentais (ONG's) e Transmission System Operators (TSO's) de toda a Europa, e que visa a promoção e desenvolvimento de redes transparentes e sensíveis do ponto de vista ambiental, para permitir o crescimento contínuo da energia renovável e transição energética.

Com vista a garantir a segurança de exploração das linhas, a legislação em vigor estabelece uma zona de proteção/faixa de servidão com uma largura de 45 metros, onde se pode cortar ou decotar as árvores necessárias para garantir a distância mínima de segurança. A reconversão da faixa de proteção de uma linha consiste em alterar o uso do solo para vinhas, pastagens, pomares ou outras atividades agrícolas e alterar a ocupação do solo, substituindo as espécies florestais existentes por outras que permitam cumprir as distâncias mínimas de segurança e que, ao mesmo tempo, permitam rentabilizar a propriedade (Sobreiro, Medronheiro, Oliveira e Pinheiro manso, estão entre as espécies mais eleitas).

Com este reconhecimento, o projeto da REN integrou a brochura das distinções, entregue na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Fórum Europeu de Infraestruturas de Energia, a 1 de Junho, em Copenhaga. Pode consultar a brochura aqui.

O júri do prémio "Good Practice of The Year" é composto por personalidades ligadas à área, como Pierre Jean Coulon, membro do Comité Económico e Social Europeu, Catharina Sikow-Magny, Responsável pela Unidade B1 da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia, Marie Donnelly, Diretora para as Novas e Renováveis Fontes de Energia, Inovação e Eficiência Energética, na Direção geral de Energia da Comissão Europeia, entre outros.