menu
 
 

REN

Comunicados Comunicados
Comunicados

Media

‹ VOLTAR

Terminal de GNL de Sines da REN recebeu recorde de navios em 2013

 

O Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da REN, em Sines, superou em 2013, o volume de atividade em várias operações. O Terminal recebeu 41 navios, realizou 6 operações de carga de navios e atingiu também um novo máximo nas cargas de GNL para camiões cisterna, chegando às cerca de 3138 cargas em 2013.

O Terminal de GNL de Sines aumentou em 8% o número de navios recebidos face a 2012, o que representa um aumento de cerca de 100% em termos de utilização do cais (tempo de cais ocupado), face ao ano de 2011.

Para João Faria Conceição “estes indicadores demonstram a importância desta infraestrutura no sistema energético portugues, indiciando também o interesse cada vez maior dos agentes de mercado nesta “porta de entrada” de gás natural em Portugal e na Ibéria”.

Também ao nível das operações de carga efetuadas e operações de “arrefecimento”, registou-se um incremento considerável desta atividade, face ao anterior máximo. Em 2013, foram realizadas 6 operações de carga de Navios contra a única realizada em 2012, enquanto que, em operações de “arrefecimento”, o Terminal igualou o anterior máximo de 5 operações. . Recorde-se que ambas as operações de carga constituem uma competência mais recente da Empresa.

Um novo máximo foi igualmente atingido nas cargas de camiões cisterna. Em 2013 foram realizadas 3138 cargas de camiões cisternas, o que representa o aumento cerca de 20% face ao anterior obtido em 2012.