menu
 
 

REN

 

Missão

O Grupo REN tem uma cultura de inovação distinta e transversal, estando difundida pelas diferentes áreas da empresa como resposta a novos desafios. Através desta cultura, a REN pretende contribuir para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras, que possam ser incorporadas nas várias empresas do Grupo e que ajudem a posicionar a REN enquanto facilitadora da transição energética. Garantindo, simultaneamente, a captação de valor das soluções e a gestão da infraestrutura. Tudo isto enquanto mantém os índices de qualidade e eficiência de serviço sempre em níveis de excelência.

 

Política e Estratégia de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)  (aqui)

A Politica de IDI, aplicável às empresas do Grupo REN abrangidas no âmbito do Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI), tem por base cinco princípios. São eles:

  • Potenciar a cultura de inovação, tendo como foco a captação de valor para o Grupo REN, nomeadamente ao nível das Concessões, mas também contribuindo para a geração de potenciais novos negócios;
  • Desenvolver um ecossistema de inovação, suportado numa visão de inovação aberta, com vista a satisfazer as necessidades resultantes das áreas operacionais no desenvolvimento de projetos de inovação;
  • Gerir de forma integrada os projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Grupo REN, nas várias fases e processos relevantes da cadeia de valor, incluindo os fornecedores e entidades externas;
  • Contribuir para a identificação e implementação de vantagens competitivas sustentáveis, através da pesquisa de tecnologias, processos e modelos de negócio suscetíveis de acrescentar valor ao Grupo REN, antecipando tendências e influenciando mercado e partes interessadas e sustentar as propostas através da realização de análises técnicas adicionais que suportem o desenvolvimento de projetos de inovação;
  • Contribuir para o robustecimento dos pilares estratégicos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, tendo como foco a missão e valores do Grupo REN.
     

Os quatro pilares estratégicos

Qualidade e continuidade de negócio

Contribuir para a melhoria operacional da empresa, através da identificação de novas metodologias, processos ou tecnologias, tendo como foco a maximização da garantia de abastecimento, a continuidade e qualidade de serviço, assim como a robustez e resiliência das infraestruturas.

Redes & operações inteligentes e digitais

Modernização dos ativos e implementação de uma visão inteligente nas infraestruturas e na gestão de operações, bem como na eficiência de processos, constituindo a componente mais tecnológica aplicada às áreas operacionais.

Desenvolvimento sustentável

Contribuir para o desenvolvimento de iniciativas que promovam a procura e o favorecimento de práticas inovadoras e sustentáveis ao longo da cadeia de valor. Paralelamente, impulsionar e suportar as propostas de novos modelos de regulação e enquadramento legal que reflitam as necessidades resultantes das mudanças de paradigma do setor energético.

Novos modelos de negócio

Promover o desenvolvimento das iniciativas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação que possam ser aplicáveis a novos contextos, para além do Grupo REN, contribuindo para a geração de novos negócios.

 

 

 

Programa de Inovação

O Programa de Inovação garante um maior alinhamento, notoriedade e reconhecimento interno e das partes interessadas quanto às ações, iniciativas e dinâmicas de IDI, contribuindo para a eficácia de comunicação e disseminação da inovação da REN.

Projetos de Inovação e áreas de atuação

A REN é uma das empresas em Portugal que têm vindo a apostar fortemente na inovação, tendo vários projetos em curso, em distintos estados de desenvolvimento