menu
 
 

REN

Estratégia de Sustentabilidade

A estratégia de sustentabilidade da REN foi desenvolvida de forma a dar resposta aos principais temas identificados pelas partes interessadas

A REN definiu uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) criados em 2015 pelas Nações Unidas. Transformar estas metas em realidade implica que todas as atividades da REN sejam norteadas por princípios de sustentabilidade. 

Partindo deste princípio, e dos temas materialmente relevantes que resultaram da auscultação de stakeholders realizada no final de 2018, e concluída em 2019, a estratégia de sustentabilidade assenta em quatro pilares fundamentais: promoção do bem-estar interno, envolvimento e satisfação das partes interessadas, proteção do meio-ambiente e governance e ética.

Para cada um destes pilares a REN definiu as seguintes prioridades estratégicas: 

 • Promoção do Bem-estar interno - Ser reconhecida como uma boa empresa para trabalhar garantindo a implementação das melhores práticas de gestão dos nossos colaboradores,promovendo a diversidade e igualdade de oportunidades, bem como a higiene, saúde e segurança no trabalho.

Envolvimento das Partes Interessadas - Promover o envolvimento com as partes interessadas, procurando a sua satisfação, ao mesmo tempo que garantimos a segurança, fiabilidade,qualidade e fornecimento de eletricidade e gás natural.

Proteção Ambiental- Ser reconhecida como uma empresa ambientalmente responsável, atuando de acordo com as melhores práticas de gestão ambiental e desempenhando um papel ativona prevenção das alterações climáticas. 

Governance e ética- Pautar a atividade da empresa pelas melhores práticas de ética e governance internacionais envolvendo os nossos stakeholders e promovendo uma cultura de aversão àcorrupção e ao não controlo do risco.

Neste contexto, a REN promove, apoia e desenvolve ações e projetos que estão em linha com os objetivos que, de entre os 17 ODS, foram identificados como prioritários e alinhados com a estratégia de sustentabilidade da empresa: educação de qualidade; igualdade de género; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento económico; indústria, inovação e infraestruturas; cidades e comunidades sustentáveis; produção sustentável e consumo sustentável; ação climática; proteger a vida terrestre; e parcerias para implementação dos objetivos.

A REN aderiu aos seguintes códigos voluntários, que cobrem os 4 eixos do desempenho de sustentabilidade, pelos quais pauta a sua atividade:


Para mais informação:

Código de Conduta do Grupo REN

Códigos de Conduta Funcionais

Carta Anticorrupção - Global Compact

Código de Conduta Empresas e VIH

Declaração de Política de Qualidade, Ambiente e Segurança

Declaração de Política de Responsabilidade Social 

10 princípios da UN Global Compact

Protocolo IGEN