A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da REN, a par com a orientação permanente para a melhoria do desempenho e qualidade do serviço e da criação de valor para todas as partes interessadas, nomeadamente acionistas, colaboradores(as), clientes, comunidades locais, parceiros e fornecedores.
Somos guiados por um forte propósito de reforçar o nosso posicionamento no centro da transição energética, garantido, assim, o desenvolvimento de um futuro socialmente responsável e catalisando o nosso impacto na comunidade e para as partes interessadas.
A nossa estratégia de sustentabilidade reflete uma abordagem tripartida onde se incluem as tendências atuais no universo das temáticas ESG bem como os principais temas identificados pelas partes interessadas como relevantes e com impacto para a REN. Adicionalmente, está diretamente vinculada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015, pela Organização das Nações Unidas.
Para cada um destes pilares a REN definiu as seguintes prioridades estratégicas:
• Promoção do bem-estar interno - ser reconhecida como uma boa empresa para trabalhar, garantindo a implementação das melhores práticas de gestão dos(as) nossos(as) colaboradores(as), promovendo a diversidade e igualdade de oportunidades, bem como a higiene, saúde e segurança no trabalho.
• Envolvimento das partes interessadas - promover o envolvimento com as partes interessadas, procurando a sua satisfação, ao mesmo tempo que garantimos a segurança, fiabilidade, qualidade e fornecimento de eletricidade e gás natural.
• Proteção do meio ambiente - ser reconhecida como uma empresa ambientalmente responsável, atuando de acordo com as melhores práticas de gestão ambiental e desempenhando um papel ativo na prevenção das alterações climáticas.
• Governance e ética - pautar a atividade da empresa pelas melhores práticas de ética e governance internacionais, envolvendo as nossas partes interessadas e promovendo uma cultura de aversão à corrupção e ao não controlo do risco.
A REN contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas integra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, abordam as várias dimensões do desenvolvimento sustentável e promovem a paz, a justiça e instituições eficazes.
Na REN, queremos fazer parte desta mudança. Definimos uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os 17 ODS e focámos a nossa atuação em nove objetivos prioritários: 4. educação de qualidade; 5. igualdade de género; 7. energias renováveis e acessíveis; 8. trabalho digno e crescimento económico; 9. indústria, inovação e infraestruturas; 11. cidades e comunidades sustentáveis; 13. ação climática; 15. proteger a vida terrestre; e 17. parcerias para implementação dos objetivos.
Os nossos compromissos ESG
Materializar a nossa estratégia de sustentabilidade é um passo essencial no caminho de reforçar o nosso posicionamento no centro da transição energética. Neste sentido, definimos e comunicámos em 2021, um conjunto de compromissos ESG.
Ambiente
• Redução das nossas emissões em 50% até 2030;
• Atingir a neutralidade carbónica até 2040.
Social
• 1/3 das posições de gestão de primeira linha ocupadas por mulheres até 2030.
Governance
• Aumento do peso do ESG nas métricas de desempenho de gestores já em 2022;
• 100% das novas obrigações emitidas serão verdes (green bonds).
Os princípios chave da nossa atuação encontram-se descritos nas seguintes Políticas:
Declaração de Política de Responsabilidade Social
Declaração de Política de Qualidade, Ambiente e Segurança
Política de Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI)
Código de Conduta do Grupo REN
Códigos de Conduta Funcionais
Adicionalmente, a REN aderiu a um conjunto de códigos voluntários, alinhados com a sua estratégia de sustentabilidade:
10 princípios da UN Global Compact
Carta Anticorrupção - Global Compact
Código de Conduta Empresas e VIH
Protocolo IGEN
REN | Compromisso WEP