menu
 
 

REN

Estratégia de sustentabilidade

A estratégia de sustentabilidade da REN reflete uma abordagem tripartida onde, para além do alinhamento com os ODS, se incluem as tendências atuais no universo das temáticas ESG bem como os principais temas identificados pelas partes interessadas como relevantes e com impacto para a REN.

A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da REN, a par com a orientação permanente para a melhoria do desempenho e qualidade do serviço e da criação de valor para todas as partes interessadas, nomeadamente acionistas, colaboradores(as), clientes, comunidades locais, parceiros e fornecedores. 

Somos guiados por um forte propósito de reforçar o nosso posicionamento no centro da transição energética, garantido, assim, o desenvolvimento de um futuro socialmente responsável e catalisando o nosso impacto na comunidade e para as partes interessadas. 

A nossa estratégia de sustentabilidade reflete uma abordagem tripartida onde se incluem as tendências atuais no universo das temáticas ESG bem como os principais temas identificados pelas partes interessadas como relevantes e com impacto para a REN. Adicionalmente, está diretamente vinculada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015, pela Organização das Nações Unidas. 

Para cada um destes pilares a REN definiu as seguintes prioridades estratégicas

•  Promoção do bem-estar interno - ser reconhecida como uma boa empresa para trabalhar, garantindo a implementação das melhores práticas de gestão dos(as) nossos(as) colaboradores(as), promovendo a diversidade e igualdade de oportunidades, bem como a higiene, saúde e segurança no trabalho. 

  Envolvimento das partes interessadas - promover o envolvimento com as partes interessadas, procurando a sua satisfação, ao mesmo tempo que garantimos a segurança, fiabilidade, qualidade e fornecimento de eletricidade e gás natural.

  Proteção do meio ambiente - ser reconhecida como uma empresa ambientalmente responsável, atuando de acordo com as melhores práticas de gestão ambiental e desempenhando um papel ativo na prevenção das alterações climáticas.

  Governance e ética - pautar a atividade da empresa pelas melhores práticas de ética e governance internacionais, envolvendo as nossas partes interessadas e promovendo uma cultura de aversão à corrupção e ao não controlo do risco.

A REN contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas integra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, abordam as várias dimensões do desenvolvimento sustentável e promovem a paz, a justiça e instituições eficazes.

Na REN, queremos fazer parte desta mudança. Definimos uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os 17 ODS e focámos a nossa atuação em nove objetivos prioritários: 4. educação de qualidade; 5. igualdade de género; 7. energias renováveis e acessíveis; 8. trabalho digno e crescimento económico; 9. indústria, inovação e infraestruturas; 11. cidades e comunidades sustentáveis; 13. ação climática; 15. proteger a vida terrestre; e 17. parcerias para implementação dos objetivos.

Os nossos compromissos ESG

Materializar a nossa estratégia de sustentabilidade é um passo essencial no caminho de reforçar o nosso posicionamento no centro da transição energética. Neste sentido, definimos e comunicámos em 2021, um conjunto de compromissos ESG.

Ambiente

•  Redução das nossas emissões em 50% até 2030;
•  Atingir a neutralidade carbónica até 2040.

Social
•  1/3 das posições de gestão de primeira linha ocupadas por mulheres até 2030.

Governance
•  Aumento do peso do ESG nas métricas de desempenho de gestores já em 2022;
•  100% das novas obrigações emitidas serão verdes (green bonds). 

Os princípios chave da nossa atuação encontram-se descritos nas seguintes Políticas:

Declaração de Política de Responsabilidade Social 

Declaração de Política de Qualidade, Ambiente e Segurança

Política de Investigação Desenvolvimento e Inovação (IDI)

Código de Conduta do Grupo REN

Códigos de Conduta Funcionais

Adicionalmente, a REN aderiu a um conjunto de códigos voluntários, alinhados com a sua estratégia de sustentabilidade: 

10 princípios da UN Global Compact

Carta Anticorrupção - Global Compact

Código de Conduta Empresas e VIH

Protocolo IGEN

REN | Compromisso WEP