Estratégia de sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE NA REN

Abordagem

A nossa abordagem de sustentabilidade está intrinsecamente ligada ao cumprimento da missão da REN de ser um agente ativo e facilitador na transição energética.

No final de 2023, e com vista ao próximo ciclo estratégico, estabelecemos cinco eixos de atuação prioritários que refletem a nossa dedicação à sustentabilidade, diretamente ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Transição energética e alterações climáticas, Gestão do capital natural, Valorização das nossas pessoas, Criação de valor para as partes interessadas e Governação responsável.

Esta estratégia reforça o compromisso da REN em atingir a neutralidade carbónica até 2040, contribuindo para o combate às alterações climáticas e investindo num modelo de gestão alinhado com o desenvolvimento sustentável.

A abordagem de sustentabilidade teve por base a auscultação às partes interessadas realizada em 2023 para identificação de temas materiais.

Relatório Integrado
A sustentabilidade é um dos pilares do plano estratégico da REN

PILARES ESTRATÉGICOS

Desenvolvimento Sustentável

A REN garante que todas as suas atividades obedecem a princípios sustentáveis, seguem critérios rigorosos e respeitam padrões de excelência, sem nunca perder de vista o impacto positivo que a REN quer ter sobre as comunidades e ecossistemas junto dos quais trabalha. 

Desenvolvimento Sustentabilidade
AÇÃO TRANSFORMATIVA REN

Eixos de atuação prioritários

Transição energética e alterações climáticas

Propósito: Ser um facilitador por via da integração das fontes de energia renovável nas redes, mantendo o compromisso com a segurança do abastecimento, qualidade de serviço e na descarbonização das nossas atividades.

Gestão do capital natural

Propósito: Ser reconhecidos como uma empresa ambientalmente responsável, atuando de acordo com as melhores práticas de gestão ambiental e desempenhando um papel ativo na proteção do ambiente e do capital natural.

Valorização das nossas pessoas

Propósito: Valorizar os nossos colaboradores por via da sua capacitação, compensação e proteção, assegurando um ambiente de trabalho inclusivo, seguro e focado no bem-estar.

Criação de valor para as partes interessadas

Propósito: Promover o envolvimento e apoio às partes interessadas ao mesmo tempo que garantimos a segurança, fiabilidade, qualidade e fornecimento de eletricidade e gás, atuando de forma socialmente responsável.

Governação responsável

Propósito: Pautar a atividade da empresa pelas melhores práticas de ética e governo internacionais, promovendo uma cultura de anticorrupção e de gestão do risco.

Em Portugal, somos uma das empresas que mais contribui para a proteção e recuperação da floresta autóctone.

COMPROMISSOS ESG DA REN

Trabalhamos hoje para um amanhã mais sustentável

Em 2021, a REN apresentou um novo Plano Estratégico para o período 2021-2024, no qual a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais. No Plano há um reforço das políticas e compromissos ambientais, apostando em projetos relacionados com a descarbonização e em métricas de avaliação de desempenho tendo em conta critérios ESG (ambiente, social e governance).  

Ambiente

Cloud

Objetivo de redução de emissões até 2030

CO2

Meta para atingir neutralidade carbónica

Social

woman

Posições de gestão de primeira linha ocupadas por mulheres até 2030

Governance

esg

Métricas de desempenho 
de gestores com maior peso ESG

money

Novas obrigações emitidas serão verdes (green bonds)


AGENDA 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico e ambiental) e promove a paz, a justiça e a eficácia das instituições, integrando, naturalmente, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A estratégia de desenvolvimento sustentável da REN está diretamente ligada a estes 17 objetivos, criados em 2015. Destes, a REN fixou seis como fundamentais para o seu desempenho diário.  


The Global Compact logo
DIREITOS HUMANOS

United Nations Global Compact   

Em 2005, a REN aderiu à iniciativa United Nations Global Compact. Esta tem como base dez princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. 

Para além do compromisso de alinhar a sua estratégia e operação com o cumprimento destes princípios, a REN assumiu também a responsabilidade de fornecer anualmente informação sobre a implementação dos mesmos.

Em 2022, a REN foi uma das cerca de 850 empresas que fizeram essa comunicação de forma mais estruturada e detalhada.


COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS

A REN integra associações e iniciativas que defendem um desenvolvimento sustentável. Conheça algumas dessas parcerias:


Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia
.

Periodicidade *
0:00
/
0:00