Envolvimento e proximidade

comunidades locais

Interação com a comunidade

A nossa atividade implica frequentemente a interação com a comunidade. De forma a promover uma cultura inclusiva, que envolva e dê um papel ativo às comunidades, criámos ferramentas para garantir um diálogo construtivo, ouvindo as preocupações e sugestões das comunidades locais.

Comunidades locais

A REN promove o envolvimento com as comunidades onde está inserida, numa lógica de desenvolvimento das populações que mais interagem com as infraestruturas da empresa.

Diálogo permanente

A REN desenvolve planos de comunicação adequados a cada realidade local, dinamiza reuniões com autarquias locais e outras partes interessadas, organiza ações de âmbito ambiental e social junto das comunidades, em estreita coordenação com as áreas operacionais da empresa.

Proprietários de terrenos e servidões 

Apesar de o relacionamento com os proprietários dos terrenos impactados pelas operações da REN ser regulado por legislação específica, a empresa tem uma postura de diálogo aberto, trabalhando em conjunto com os proprietários para estabelecer mecanismos formais de compensação.   

A utilização das propriedades pode passar pelo estabelecimento de servidões administrativas, elétricas ou de gás, ou pela aquisição das mesmas no caso da construção ou ampliação de subestações elétricas ou estações de gás.

Diálogo permanente

O diálogo permanente e constante com os proprietários permite o esclarecimento de todas as dúvidas sobre direitos e deveres perante a instalação de infraestruturas de utilidade pública, assim como das respetivas compensações a que têm direito.  

Na fase de projeto, e de forma a dar a conhecer as obras planeadas, os contactos com as autoridades locais são privilegiados de modo que estas possam colaborar nos esclarecimentos às populações. E antes do início de uma obra, o contacto direto com as autarquias é especialmente relevante na identificação e diálogo com os proprietários.  

Em atividades de defesa da floresta contra incêndios ou devido à construção de novas infraestruturas, a REN contacta anualmente cerca de vinte mil proprietários. A base de dados de proprietários da REN contém mais de 70.000 registos e é todos os anos atualizada.  

Fale connosco
Na REN estamos empenhados em envolver-nos com todas as nossas partes interessadas. Todas as solicitações recebidas são tratadas com diligência pela área competente da REN.

Comunidade

Ação social 

Conscientes da nossa responsabilidade no domínio da cidadania empresarial e fiéis ao compromisso de manter e aperfeiçoar um modelo de gestão ética e socialmente responsável, apoiamos inúmeras organizações da sociedade civil e entidades públicas, participando em várias iniciativas nos mais diversos domínios.

comunidades locais

Voluntariado corporativo

O voluntariado, para além de um eixo fundamental no âmbito do nosso relacionamento com as partes interessadas, é uma prática determinante na construção de uma cultura interna responsável. Na nossa política interna de voluntariado corporativo, definimos a aposta em três grandes vertentes de voluntariado, o voluntariado de competência, orientação e em equipa, nas áreas de educação, ambiente e solidariedade.

Voluntariado corporativo
Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia
.

Periodicidade *
0:00
/
0:00