O projeto do corredor europeu H2med concluiu com êxito a primeira avaliação aprofundada do traçado do BarMar, que incluiu estudos de engenharia realizados por especialistas, levados a cabo na sequência de extensas campanhas de prospeção geofísica. Especificamente, as campanhas realizadas no verão de 2025 e de 2024 confirmaram que o corredor proposto para o gasoduto de hidrogénio BarMar é viável no plano da engenharia.
O estudo não identificou constrangimentos físicos ao longo dos traçados, tendo considerado exequíveis todas as intersecções de infraestruturas. Adicionalmente, refere que as condições do leito marinho e do terreno não apresentam desafios fundamentais. O relatório conclui que o traçado do BarMar atualmente em avaliação é tecnicamente viável, e que os desafios identificados poderão ser resolvidos por meio de práticas de engenharia consolidadas.
Esta nova visibilidade permite aos parceiros que continuem a avançar no calendário global do projeto, cumprindo os compromissos definidos para este cronograma, no âmbito do planeamento da futura rede europeia de hidrogénio. De acordo com este calendário, a data de entrada em operação comercial (COD – Commercial Operation Date) do BarMar está prevista para 2032, tal como previsto para o projeto CelZa.
Este refinamento reflete as considerações técnicas do projeto e dos países envolvidos, que estão a desenvolver as próprias redes nacionais de hidrogénio, considerando a necessidade de obter as licenças necessárias e de assegurar uma calendarização sincronizada para as autorizações. Sendo o H2med a infraestrutura central que liga todas estas redes, é essencial uma sincronização rigorosa. Durante o Conselho de Ministros conjunto, realizado em 29 de agosto de 2025, a França e a Alemanha reafirmaram a abordagem comum no apoio à implementação atempada do corredor.
Adicionalmente, os avanços alcançados na gestão transfronteiriça do projeto e na harmonização regulatória do hidrogénio, que são hoje conhecidos, representam progressos pioneiros. Este esforço concertado e exigente não só garantirá o sucesso do H2med, como também estabelecerá um modelo essencial para futuros projetos energéticos transnacionais.
Após garantir oficialmente o estatuto de Projeto de Interesse Comum (PCI) pela Comissão Europeia em 2024, o ano de 2025 fica marcado por um avanço decisivo do projeto H2med.
Destacam-se, nomeadamente: a assinatura dos Acordos de Financiamento com a Agência Europeia do Clima, Infraestruturas e Ambiente (CINEA) para os projetos BarMar e CelZa; a criação da empresa BarMar, em julho, para desenvolver a interligação entre Barcelona e Marselha; e o reforço do apoio político de todos os estados membros envolvidos no corredor H2med, bem como da Comissão Europeia, que caracterizou o corredor como uma «autoestrada energética» prioritária.
Igualmente determinante é o apoio do mercado, manifestando-se na importância crescente da Aliança H2med, que conta agora com 49 membros ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde o evento realizado em setembro, em Berlim.