24 setembro 2025

H2med reúne em Berlim e integra 40 novos membros na cadeia de valor do hidrogénio

A Aliança H2med, criada em dezembro de 2024 pelos cinco promotores do H2med – REN (Portugal), Enagás (Espanha), NaTran e Teréga (França) e OGE (Alemanha) – juntamente com líderes do setor energético e tecnológico, confirmou a rápida expansão durante uma reunião realizada hoje no Palais Populaire, em Berlim.

A partir de hoje, a Aliança integra intervenientes de referência da indústria europeia, entre os quais:

45-8 Energy; ACCIONAPLUG, SL; AESA ENERGÍA S.L.; Alpiq; Atlantica Energia Sostenible España, S.L.U.; Atlantica SailH2 S.L.; Avalon Renovables, S.L; BP Energía España S.A.U.; BTC Energies; Copenhagen Infrastructure Energy Transition Fund I K/S; DH2 Energy España, S.L.; Diverxia H2, SLU; Dourogás Renovável, Produtora de Gás, S.A.; EDP Renováveis, S.A.; ELAWAN ENERGY, S.L.U.; Enagás Renovable, S.A.; EnBW Energie Baden-Württemberg AG; ENERTRAG SE; ESTELARGY S.L.; Eurowind Energy SLU; Eurowind Energy, Unipessoal, Lda.; H2B2 Electrolysis Technologies, S.L.; HIVE ENERGY LTD; INEOS Chemicals Lavéra; Moeve, S.A.; nucera; PLANEA HIDROGENO, S.L.; Port Autonome de Strasbourg; REPSOL RENEWABLE AND CIRCULAR SOLUTIONS S.A.; SEFE Energy GmbH; SHS - Stahl-Holding-Saar GmbH & Co. KGaA; thyssenkrupp Steel Europe AG; TRINA HYDROGEN (SPAIN) TECH, SOCIEDAD LIMITADA; Uniper; Univergy Renovables Hidrógeno, SL; VICAT; ZERO-E Spanish Assets, S.L.

O evento em Berlim contou com forte apoio político ao longo de todo o corredor, expresso por Stefan Rouenhoff, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal Alemão dos Assuntos Económicos e da Energia, na presença de Manuel Garcia Hernandez, Diretor-Geral de Política Energética e Minas de Espanha, de Laurent Kueny, Diretor de Energia do Ministério da Economia e da Soberania Industrial de França, e de Paulo Carmona, Diretor-Geral de Energia e Geologia de Portugal. Mechthild Wörsdörfer, Diretora-Geral Adjunta da Energia da Comissão Europeia, reforçou igualmente o apoio da Comissão ao H2med, considerado uma das «Autoestradas da Energia» prioritárias apresentadas pela Presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União, no dia 10 de setembro.
Em consonância com este apoio, as infraestruturas centrais espanhola, portuguesa e francesa, bem como as interligações CelZa (entre Portugal e Espanha) e BarMar (entre Espanha e França), contam com financiamento ao abrigo do Mecanismo Interligar a Europa para a Energia.

Durante o diálogo, os representantes de alto nível sublinharam a importância da cooperação transfronteiriça entre os diferentes membros do corredor. Os stakeholders do setor destacaram ainda a necessidade de alinhar calendários para assegurar a viabilidade económica dos projetos e promover o desenvolvimento do mercado.

Este evento evidencia o compromisso da Aliança em unir todos os stakeholders da cadeia de valor do H2med e fomentar o diálogo acerca de temas fundamentais, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre os participantes no mercado.

Durante os próximos meses, a Aliança H2med intensificará os esforços e continuará a atuar como plataforma essencial para potenciar sinergias, lançando grupos de trabalho e promovendo relações comerciais estratégicas.

Tais ações estão alinhadas com as recentes declarações conjuntas do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e do Chanceler da República Federal da Alemanha, Friedrich Merz, no dia 29 de agosto de 2025, que reafirmaram a prioridade comum e o compromisso de longo prazo em apoiar a concretização célere e «atempada» do Corredor H2med na agenda económica conjunta.



;
0:00
/
0:00