10 fevereiro 2026

REN já desmontou 20% das infraestruturas e 80% dos cabos danificados pela Kristin

A REN – Redes Energéticas Nacionais já conseguiu desmontar cerca de 80% dos cabos e 20% das infraestruturas danificadas pela depressão Kristin que assolou Portugal na madrugada de 28 de janeiro. As equipas que estão no terreno desde as primeiras horas, atualmente cerca de 250 trabalhadores e 50 meios pesados, estão a recolher todo o material danificado e a prosseguir a reconstrução de acordo com o plano de recuperação estabelecido que visa recolocar a funcionar, o mais rapidamente possível, infraestruturas essenciais para o Sistema Elétrico Nacional (SEN).

Nas zonas afetadas, os trabalhos de reconstrução das linhas já foram iniciados, estando as equipas da REN a realizar todos os passos necessários para a abertura de fundações e montagem de novos postes.A REN tem aprovisionados uma grande percentagem dos materiais necessários para os trabalhos que decorrem.

As operações preventivas realizadas antes da chegada da depressão permitiram assegurar a normalidade do abastecimento do SEN, apesar dos extensos danos provocados. Recorde-se que não ocorreram interrupções atribuíveis às infraestruturas operadas pela REN, com exceção de cortes de âmbito local na zona da Subestação do Zêzere, que ficou parcialmente destruída.

Desde a madrugada de dia 28 de janeiro que as várias áreas da empresa estão totalmente empenhadas na recuperação total de todas as infraestruturas afetadas, estando a trabalhar em articulação com a E-Redes, Red Eléctrica de Espanha, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e demais autoridades relevantes, nomeadamente as autoridades governamentais.

Como já referido, a reposição total dos postes só deverá acontecer dentro de algumas semanas, de acordo com um plano que implicou a realocação de todas as equipas disponíveis para os trabalhos agora considerados prioritários.

A depressão Kristin afetou, entre torres derrubadas ou seriamente danificadas, um total de 101 postes de muito alta tensão, e deixou fora de operação 774 quilómetros de linhas da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade.



;
0:00
/
0:00