As Garantias de Origem são documentos electrónicos que comprovam ao consumidor final que uma dada quantidade de energia foi produzida a partir de uma determinada fonte e tecnologia.
A legislação nacional prevê a certificação dos seguintes tipos de energia:
A REN assume, em Portugal Continental, o papel de Entidade Emissora de Garantias de Origem. É responsável pela implementação e gestão do sistema de emissão de certificados que atestam que a fonte da produção dessa energia é renovável, compreendendo o registo, a emissão, a transferência e o cancelamento eletrónico destes certificados.
A REN está ligada com os restantes países europeus através da AIB - Associação de Entidades Emissoras, o que permite a importação e exportação de Garantias de Origem no espaço europeu. Em Portugal, onde mais de metade da eletricidade consumida é produzida a partir de fontes renováveis, as Garantias de Origem assumem um papel importante na promoção da produção de energia renovável, “garantindo” um planeta mais verde e sustentável.
As Garantias de Origem ajudam as empresas a cumprir suas estratégias de sustentabilidade, demonstrando preocupação com as mudanças climáticas e desejando o aumento da satisfação de seus colaboradores e clientes, enquanto para os consumidores permite-lhes assumir uma maior responsabilidade social e ter maior impacto na transição energética.
Para mais informações, aceda ao site da EEGO aqui.