Uma empresa não pode progredir sem conhecer a fundo os seus colaboradores. Para a REN é imprescindível conhecer os Indicadores de Recursos Humanos, pois permitem um maior conhecimento da realidade da empresa, apoiando a tomada de decisão com base em dados confiáveis e permitindo um acompanhamento de perto dos resultados, para além da possibilidade de reavaliar projetos e rever estratégias.
Conheça alguns dos nossos indicadores de recursos humanos.
A REN promove relações contratuais estáveis e seguras. Em 2024, contava com 775 colaboradores, um aumento de 3,6% face a 2023. Destes, 99% têm contrato permanente. A média etária situou-se nos s 44,8 anos e a antiguidade média nos 15,6 anos, refletindo uma estratégia focada na diversidade, rejuvenescimento e reforço das equipas face aos desafios da transição energética. Cerca de 74% dos colaboradores usufruem de horários flexíveis.
A capacitação dos colaboradores é um eixo prioritário para a REN, com foco na aquisição de novas competências e na valorização do conhecimento interno. Em 2024, a qualificação dos colaboradores foi reforçada, com 71,1% a deterem formação superior. Esta percentagem é particularmente elevada entre as mulheres, atingindo 88,1%, face a 65,4% nos homens.
Cerca de 55% dos colaboradores estão alocados a áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), sendo 22% dessas posições ocupadas por mulheres - um indicador que reforça o compromisso da REN com a diversidade em funções técnicas e especializadas.
A gestão do talento começa desde cedo: a REN proporcionou 54 estágios em 2024 - incluindo profissionais, académicos e de verão - e acolheu 16 trainees no seu programa anual. Estas iniciativas promovem a integração de jovens talentos e alinham-se com o compromisso da empresa no âmbito do “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”.
A REN continua a investir fortemente no desenvolvimento das suas pessoas. Em 2024, o Campus REN consolidou a sua oferta com escolas dedicadas à cultura REN, liderança, inovação digital e competências técnicas, tendo ainda sido lançadas novas funcionalidades na plataforma online, promovendo uma aprendizagem mais flexível, personalizada e orientada para o desenvolvimento contínuo.
Todos os colaboradores da REN (100%) participaram em ações de formação em 2024, com uma média de 47 horas por pessoa. Foram ministradas 36.538 horas de formação no total.
A formação técnica manteve maior peso (58% das horas), seguindo-se as áreas de digitalização, liderança e cultura REN. Os índices de satisfação e eficácia da formação foram de 91% e 93%, respetivamente, refletindo o impacto positivo das iniciativas do Campus REN.
Em 2024, a REN reforçou iniciativas estruturantes como o Programa NÓS, que atua nos eixos do equilíbrio, saúde e inclusão. Este programa tem contribuído para a melhoria contínua da experiência dos colaboradores, com iniciativas como aulas de bem-estar (Yoga e Treino Funcional), apoio à saúde mental, campanhas de literacia financeira e medidas de apoio à parentalidade.
Mantiveram-se, ainda, as medidas de conciliação entre vida pessoal e profissional, como os horários flexíveis, o modelo híbrido de trabalho e a atribuição de dias adicionais de descanso e de voluntariado, que têm sido muito valorizados pelos colaboradores.