Estratégia de sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE NA REN

Abordagem

A estratégia de sustentabilidade da REN tem quatro eixos de atuação: a promoção do bem-estar interno, o envolvimento e satisfação das partes interessadas, a proteção ambiental e governance e ética - e está diretamente ligada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas.

A estratégia mostra o compromisso da empresa em chegar à neutralidade carbónica até 2040, contribuindo para o combate às alterações climáticas e investindo num modelo de gestão alinhado com o desenvolvimento sustentável.

Relatório Integrado
A sustentabilidade é um dos pilares do plano estratégico da REN.

PILARES ESTRATÉGICOS

Desenvolvimento Sustentável

A REN garante que todas as suas atividades obedecem a princípios sustentáveis, seguem critérios rigorosos e respeitam padrões de excelência, sem nunca perder de vista o impacto positivo que a REN quer ter sobre as comunidades e ecossistemas junto dos quais trabalha. 

Desenvolvimento Sustentabilidade
AÇÃO TRANSFORMATIVA REN

Eixos de atuação prioritários

Promoção do bem-estar interno

A REN acredita na importância da valorização dos(as) seus(suas) colaboradores(as), contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, de forma a que o seu talento e desempenho possam atingir níveis elevados, em seu benefício e da empresa. A REN trabalha diariamente para garantir a todos(as) colaboradores(as) as melhores condições para o cumprimento das suas funções, assegurando também a diversidade e igualdade no trabalho. 

Envolvimento das partes interessadas

Nas áreas em que está presente e possui infraestruturas, a empresa vai interagindo de forma construtiva, desenvolvendo uma cidadania corporativa ativa e contribuindo para o desenvolvimento das regiões, das comunidades e das pessoas, descobrindo em conjunto soluções para problemas sociais concretos, visando um futuro mais sustentável. 

Proteção ambiental

A REN tem tido um papel relevante não só na descarbonização das infraestruturas de gás e eletricidade, mas também na descarbonização das suas operações e no envolvimento da cadeia de fornecimento, assim como na proteção ambiental, seja através da concretização de políticas de defesa da biodiversidade, de defesa da floresta autóctone e da sua reposição, de educação ambiental.   

Governance e ética

A REN atua de acordo com as melhores práticas éticas e de governança internacionais. A forte ligação e envolvimento das partes interessadas é fundamental na promoção de uma cultura anticorrupção e de controlo do risco.

Em Portugal, somos uma das empresas que mais contribui para a proteção e recuperação da floresta autóctone.

COMPROMISSOS ESG DA REN

Trabalhamos hoje para um amanhã mais sustentável

Em 2021, a REN apresentou um novo Plano Estratégico para o período 2021-2024, no qual a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais. No Plano há um reforço das políticas e compromissos ambientais, apostando em projetos relacionados com a descarbonização e em métricas de avaliação de desempenho tendo em conta critérios ESG (ambiente, social e governance).  

Ambiente

Cloud

Objetivo de redução de emissões até 2030

CO2

Meta para atingir neutralidade carbónica

Social

woman

Posições de gestão de primeira linha ocupadas por mulheres até 2030

Governance

esg

Métricas de desempenho 
de gestores com maior peso ESG

money

Novas obrigações emitidas serão verdes (green bonds)


AGENDA 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico e ambiental) e promove a paz, a justiça e a eficácia das instituições, integrando, naturalmente, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A estratégia de desenvolvimento sustentável da REN está diretamente ligada a estes 17 objetivos, criados em 2015. Destes, a REN fixou nove como fundamentais para o seu desempenho diário.  


The Global Compact logo
DIREITOS HUMANOS

United Nations Global Compact   

Em 2005, a REN aderiu à iniciativa United Nations Global Compact. Esta tem como base dez princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção. 

Para além do compromisso de alinhar a sua estratégia e operação com o cumprimento destes princípios, a REN assumiu também a responsabilidade de fornecer anualmente informação sobre a implementação dos mesmos.

Em 2022, a REN foi uma das cerca de 850 empresas que fizeram essa comunicação de forma mais estruturada e detalhada.


COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS

A REN integra associações e iniciativas que defendem um desenvolvimento sustentável. Conheça algumas dessas parcerias:


Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia
.

Periodicidade *
0:00
/
0:00