Colaboração e parcerias

INOVAÇÃO REN

Parcerias REN Inovação

O posicionamento da organização no ecossistema de inovação torna a REN num laboratório-vivo muito apetecível para o desenvolvimento tecnológico, e potencia a realização de colaborações e parcerias no desenvolvimento de iniciativas e projetos de IDI.

Academia

Parcerias com a academia

Instituto Superior Técnico

A REN apoia a Técnico Fuel Cell, uma equipa multidisciplinar de estudantes do Instituto Superior Técnico, que estão a desenvolver um veículo automóvel urbano movido puramente a hidrogénio. O primeiro grande objetivo deste projeto é a participação na Shell Eco-marathon, uma das maiores competições mundiais de engenharia estudantil com foco na otimização e eficiência energética.

Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

A REN é parceira da Fundação Económicas - Fundação para o Desenvolvimento das Ciências Económicas, Financeiras e Empresariais, uma entidade que tem como objecto realizar, promover e patrocinar acções de investigação científica, inovação e desenvolvimento de estudos relativos a temas de carácter económico, financeiro ou empresarial, por si ou em colaboração com quaisquer entidades nacionais. 

Instituto Português de Relações Internacionais (NOVA)

A REN integra o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), um instituto académico dedicado a estudos avançados em Ciência Política e Relações Internacionais, fundado em 2003 pela Universidade NOVA de Lisboa, pela a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. O Instituto é um projeto integrado e estruturado em três eixos: a investigação científica, a formação especializada e a transferência de conhecimento e criação de valor social. 

Universidade de Évora

A REN tem um protocolo com a Universidade de Évora para o estudo e conservação de comunidades de animais debaixo das linhas de transporte de energia. Uma parceria que surge no âmbito do projeto LIFE LINES - "Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas" e permite a criação de verdadeiras "ilhas de biodiversidade" debaixo dos postes. O LIFE LINES é uma parceria entre a Universidade de Évora, a Infraestruturas de Portugal, as Câmaras Municipais de Évora e Montemor-o-Novo, a Marca (uma Associação de Desenvolvimento Local) e as Universidades de Aveiro e do Porto (Faculdade de Ciências). 

Porto Business School

Foi estabelecido um protocolo com a Porto Business School no âmbito do projeto rePLANT com o objetivo de estudar novas utilizações e aplicações dos dados obtidos pelos sistemas de monitorização a instalar nos ativos da REN para observação das zonas envolventes, como forma de identificação de pontos de ignição e previsão da propagação dos fogos nas zonas florestais. O rePLANT, que junta mais de vinte entidades – empresas, universidades e centros de investigação – é um projeto de interesse nacional que irá trazer novas tecnologias para desenvolver a floresta portuguesa e torná-la mais segura e resiliente. 

Universidade de Coimbra

A REN e a Universidade de Coimbra têm vindo a colaborar em diferentes projetos de inovação. No âmbito do projeto rePLANT a REN e a Universidade de Coimbra são co-responsáveis de uma das atividades principais, relativa à monitorização e gestão do risco de incêndio, quer na proteção das infraestruturas da REN em ambiente florestal, quer na proteção florestal. 

Acreditamos que a excelência da qualidade e continuidade de serviço resulta de uma visão tecnológica, inovadora e sustentável.

ENTIDADES DO SETOR

Parcerias com entidades do setor

ENTSO-E

A REN integra a ENTSO-E através do Research, Development and Innovation Committee (RDIC), responsável pelo desenvolvimento de uma visão estruturada e consolidada das atividades de IDI. O papel do Comité e dos seus grupos de trabalho é partilhar conhecimento entre os vários operadores de redes de transporte, analisar conceitos, metodologias e tecnologias que permitam ter uma visão de futuro dos sistemas de transmissão de energia e promover a implementação de tecnologias inovadoras. A ENTSO-E é uma associação sem fins lucrativos sediada em Bruxelas que reúne 42 operadores de transporte de eletricidade de 35 países europeus. Os seus objetivos consistem, de acordo com a legislação da EU, em fortalecer a cooperação dos operadores de transporte em áreas como o desenvolvimento dos Códigos de Rede Europeus e a coordenação da operação do sistema e o desenvolvimento das redes.

Oil and Gas Methane Partnership (OGMP 2.0)

A REN integra a Oil and Gas Methane Partnership, que está integrada no Programa Ambiental das Nações Unidas. A OGMP 2.0 tem como objetivo a redução das emissões de metano e apoia a implementação de um sistema de monitorização, relatório e verificação bem estruturado e adequado, para detetar e quantificar com maior precisão as emissões de gás metano por parte dos operadores do setor. 

European Hydrogen Backbone

A REN faz parte da European Hydrogen Backbone (EHB), uma iniciativa que junta 29 operadores de infraestruturas energéticas europeus no objetivo comum de acelerar a descarbonização da Europa através de um mercado próspero de hidrogénio renovável e com baixo teor de carbono. Desde a sua criação em 2020, a EHB tem contribuído para o desenvolvimento de um mercado europeu de hidrogénio, publicando mapas e estudos da visão de uma infraestrutura pan-europeia do transporte de hidrogénio que demonstram que a mesma é tecnicamente viável e economicamente acessível.  

Renewables Grid Initiative

A REN aderiu em 2022 à RGI - Renewables Grid Initiative, uma entidade que visa a colaboração de Organizações Não Governamentais e Operadores de Redes de Transporte de Energia de toda a Europa, e que promove o desenvolvimento de redes transparentes e sustentáveis do ponto de vista ambiental em linha com o Acordo de Paris. Desde 2014 que a RGI atribui o prémio Good Practices of the Year que se destina a iniciativas que demonstram boas práticas nas áreas da Comunicação, Inovação Tecnológica e Proteção Ambiental. Em 2021 a RGI distinguiu na categoria “Communication & Engagement” o projeto “Estudos de impacte ambiental: visita virtual” da REN, tendo em já em 2022 a REN alcançado o primeiro prémio na categoria “Technological Innovation & System Integration” com o projeto SPEED-e de carregamento de veículos elétricos a partir da rede elétrica de muito alta tensão. 

Eurobar

A REN integra a Eurobar, uma iniciativa que junta alguns dos maiores operadores de transporte de energia europeus, e que pretende interligar os parques eólicos offshore da Europa de forma segura e eficiente. O objetivo é evoluir na uniformização de interfaces e tecnologias para essas interligações, permitindo facilitar o seu desenvolvimento e uma redução do impacto ambiental. 

Hydrogen Europe

A REN integra a Hydrogen Europe, instituição que representa a nível europeu o sector do hidrogénio e do Fuel Cell, e do qual fazem parte mais de 150 empresas, entre as quais os principais TSO's, mais de 100 organizações de IDI e associações nacionais. A Hydrogen Europe está empenhada em apoiar e facilitar os seus membros na transição para uma economia circular neutra em carbono e, simultaneamente, em criar empregos sustentáveis. 

European Clean Hydrogen Alliance

A REN, através da Portgás, REN-Gás e REN-Gasodutos, também se associou ao European Clean Hydrogen Alliance, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento da cadeia de valor do hidrogénio até 2030.

COTEC Portugal

A REN faz parte da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, entidade que promove a reflexão sobre as tendências e fatores que irão influenciar a próxima geração do negócio, estratégias empresariais, investimentos e competitividade das empresas. Pretende apoiar a criação de novas plataformas de inovação colaborativa e de ligação entre os Associados e outros atores do sistema de inovação, assim como contribuir para a melhoria do sistema de Políticas Públicas de estímulo à inovação empresarial e análise sistemática e rigorosa da sua eficácia.

A REN Elétrica e a Portgás obtiveram o estatuto de empresa INOVADORA COTEC 2022, vendo assim reconhecido o seu desempenho em investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica. 

CoLAB ForestWISE

A REN participa neste laboratório colaborativo enquanto associada, fazendo assim parte do capital social do ForestWISE, e com responsabilidades relacionadas com a participação nos órgãos de gestão e na definição, implementação e supervisão da agenda de inovação do CoLAB. Os associados são ainda os principais dinamizadores da agenda de inovação e, no caso das empresas, os principais clientes das soluções e produtos tecnológicos a desenvolver no ForestWISE.

A REN, numa primeira fase está interessada nas propostas de desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para deteção e combate a incêndios rurais que têm por base informação recolhida em tempo real em infraestruturas da REN, que permita a caracterização da floresta, a obtenção de dados climatéricos e imagens de vigilância dos locais. São exemplos disso a participação na REN nos projetos rePLANT, apoiado pelo Portugal 2020 e no TRANSFORM no âmbito do PRR.

CIBIO/BIOPOLIS

A REN, como membro fundador do Biopolis, mantém a Cátedra em Biodiversidade, promovendo uma linha de trabalho e investigação sobre gestão e conservação da biodiversidade, incluindo o desenvolvimento tecnológico nesta área.

Através deste eixo de intervenção, têm sido desenvolvidos projetos como a deteção automática de colisões (em conjunto com o INESC-TEC) e de avaliação da eficácia de dispositivos anti-nidificação, com o objetivo de mitigar os impactes da avifauna na RNT e o aumento da fiabilidade do sistema.


Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia.

Periodicidade *
0:00
/
0:00