Alterações climáticas

Combate às alterações climáticas

Transição energética e descarbonização

A atuação da REN está focada em cumprir os objetivos da política energética do País e da União Europeia e, ao mesmo tempo, ajudar o país e o planeta a combater as alterações climáticas. Garantimos a segurança e qualidade do abastecimento de energia, cada vez mais sustentada em fontes de energia renovável, enquanto reduzimos a nossa pegada de carbono. 

Ao longo dos anos, temos feito um trabalho extenso de análise da vulnerabilidade a fenómenos climáticos extremos das infraestruturas de transporte de eletricidade e do transporte e distribuição de gás, diminuindo os riscos em termos de segurança e qualidade do abastecimento.


Descarbonização

Impacto nas infraestruturas

O agravar da situação climática no planeta colocou a descarbonização no centro das políticas públicas, de forma a cumprir as metas de redução de emissão de gases com efeito estufa.  

No setor elétrico, o forte aumento da produção de energia renovável leva à adaptação e desenvolvimento das infraestruturas de transporte. No setor do gás esse esforço aplica-se à construção e adaptação das infraestruturas de receção, armazenamento, transporte e distribuição para a incorporação de gases de origem renovável. 

Um reforço nos planos de investimento é fundamental para a construção e adequação das redes de eletricidade e gás às necessidades de descarbonização.

A descarbonização dos sistemas energéticos de eletricidade e de gás são um importante passo para um futuro mais sustentável.

Alterações climáticas

Gases com Efeito de Estufa 

Os Gases com Efeito Estufa (GEE) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando a libertação desta radiação (calor) para o espaço. Este fenómeno natural, chamado de ‘Efeito Estufa’, dificulta a perda de calor e permite que a temperatura na terra permaneça dentro de uma faixa de valores apropriada à sobrevivência dos seres vivos e dos ecossistemas.

Luz Solar

Parte da energia solar é refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre

Luz Solar

Parte da energia solar é refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre

Gases

Esses mesmos gases, porém retêm grande parte do calor gerado pela luz do Sol. Este calor é refletido de volta para a superfície pelas moléculas dos gases do Efeito Estufa, gerando mais calor.

Greenhouse effect
Greenhouse effect mobile

Em consequência da ação humana, verifica-se um aumento da concentração destes gases na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média global.  

Os principais gases com efeito de estufa, reconhecidos pelo protocolo de Quioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e as famílias de gases Clorofluorcarbonetos (CFC), Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC). 

 
O primeiro passo para que uma organização possa contribuir para o combate às alterações climáticas é conhecer o seu inventário de GEE.Só assim será possível definir estratégias e metas de redução e/ou compensação. 

Emissões diretas e indiretas 

As emissões, são classificadas, segundo o Greenhouse Gas Protocol (uma joint venture entre a World Resources Institute e o WBSCD - World Business Council for Sustainable Development) em:

Emissões de âmbito 1

Emissões diretas para a atmosfera como resultado direto das operações da empresa. Um exemplo são os gases produzidos na queima de combustíveis, para a mobilidade, processos industriais, aquecimento de edifícios, etc. No caso da REN, inclui emissões resultantes da perda de metano, nas infraestruturas de gás, e de hexafluoreto de enxofre, nas infraestruturas elétricas. 

Emissões de âmbito 2

Emissões indiretas, provenientes da energia adquirida para uso da própria empresa.  

Refere-se a todas as emissões de gases com efeito estufa derivadas da produção de eletricidade, vapor e calor. No caso da REN, têm particular impacto, as emissões resultantes das “perdas” na rede de transporte de eletricidade.

Emissões de âmbito 3

Restantes emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor da empresa. Estão repartidas por 15 categorias que vão da compra de produtos e serviços, ao transporte e distribuição a montante, deslocações, tratamento de produtos vendidos ou investimentos, entre outras. 

INICIATIVAS

Prioritizamos a sustentabilidade para um presente com futuro

Ver todas as iniciativas

Outras Iniciativas

Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia
.

Periodicidade *
0:00
/
0:00