Enquanto gestor técnico global do Sistema Elétrico Nacional, a REN - Rede Elétrica Nacional é a entidade responsável pela segurança e continuidade do serviço de eletricidade, com o seu centro de Despacho a assegurar permanentemente o equilíbrio entre a produção e o consumo de energia elétrica.
No âmbito do contrato de concessão com o Estado português, a REN, desenvolve e opera a Rede Nacional de Transporte, que cobre a totalidade do território continental e as interligações com a rede elétrica de transporte espanhola.
A Rede Nacional de Transporte liga os grandes produtores de energia aos centros de consumo, através de pontos de entrega, que permitem alimentar os grandes consumidores industriais e asseguram as ligações à rede de distribuição, a partir da qual são abastecidos a maioria dos consumidores finais.
A gestão do sistema elétrico está cada vez mais complexa. A transição energética e o aumento das energias renováveis – especialmente as solar e eólica -, a produção cada vez mais dispersa geograficamente, novos padrões de consumo e novos grandes consumidores, o desenvolvimento dos mercados e a integração europeia são desafios que a REN está a acompanhar, através de todas as suas vertentes de atuação.
Use os filtros para mostrar ou ocultar as linhas de kV no mapa.
Use os filtros para mostrar ou ocultar infraestruturas de gás no mapa.
Compete à REN realizar os estudos de planeamento da evolução da rede de transporte, de forma a adequar os planos de desenvolvimento da rede com as previsões da produção e do consumo. Estes estudos têm de ser enviados às entidades competentes, sem a aprovação das quais não é possível passar à fase de investimento. É também obrigação legal da REN colaborar na elaboração dos estudos oficiais de segurança de abastecimento elétrico do país, numa perspetiva de médio/longo prazo.
O investimento na rede de transporte concretiza os planos de evolução da rede, adequando o sistema à evolução do consumo nacional e ao desenvolvimento de novos centros produtores, nos últimos anos fundamentalmente de natureza renovável (solar e eólica). O investimento permite também garantir a capacidade de interligação com o sistema espanhol e, através deste, com o sistema europeu, estabelecendo padrões de segurança e de integração de mercados adequados.
A REN opera a rede de Muito Alta Tensão a 400 kV, 220 kV e 150 kV, linhas e respetivas subestações. A Exploração tem a tarefa de manter operacionais todos os equipamentos e sistemas, de forma a cumprir padrões de segurança e qualidade de serviço elevados de forma eficiente.
É através do Centro de Despacho que se realiza a Gestão do Sistema, assegurando de forma ininterrupta o equilíbrio entre geração e consumo. A REN assegura a gestão da Rede de Transporte e a interligação com o sistema europeu, gere os mercados de serviços de sistema nacionais e a sua integração nos respetivos mercados europeus, permitindo aos produtores e consumidores portugueses participarem nos processos de equilíbrio do sistema elétrico.
O Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Transporte de Eletricidade para o período 2022-2031 foi aprovado pelo Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, em dezembro de 2022.
Associação de peritos dedicados aos estudos macro do setor elétrico
Associação Europeia dos operadores das redes de transporte de eletricidade
Associação dos operadores das redes de transporte de eletricidade do Mediterrâneo
Interligação Elétrica do Sudoeste da Europa
Centro de estudos europeu sobre temas regulatórios
Organização que junta os operadores do sistema de transporte elétrico europeu