O relacionamento com as partes interessadas é uma prioridade da empresa e faz parte da estratégia de sustentabilidade da REN. Em 2022, foi formalizada a Política de Relacionamento com as partes interessadas, com o objetivo de manter um relacionamento mutuamente positivo, íntegro e ético.
A REN definiu um conjunto de mecanismos para melhor identificar as necessidades e expetativas das partes interessadas, adotando diferentes abordagens e processos de comunicação, de forma a otimizar o relacionamento com cada grupo.
Conheça aqui algumas das formas de comunicação utilizadas:
Quem são: Grandes acionistas e pequenos acionistas.
Como nos relacionamos: Assembleia-Geral, Roadshows, Dia do investidor, Gabinete de Relações com o Investidor, Website REN e Relatório Integrado.
Quem são: Instituições académicas e científicas, associações empresariais, organizações não governamentais, comunicação social, proprietárias(os) de terrenos das servidões, vizinhas(os) das instalações e público em geral.
Como nos relacionamos: Reuniões e grupos de trabalho, Conferências e workshops, Feiras de Emprego, Visitas de estudo, Website REN, Sessões de esclarecimento, Número verde, Relatório Integrado, Publicações periódicas e Processos de avaliação de impacte ambiental.
Quem são: Gestores(as), colaboradores(as), reformados(as) e estruturas representativas dos(as) trabalhadores(as).
Como nos relacionamos: Reuniões e grupos de trabalho, Website REN, Sessões de esclarecimento, Relatório Integrado, Inquéritos de satisfação e clima organizacional, Canal REN TV, Intranet REN, Eventos sociais e Portal de Recursos Humanos.
Quem são: Fundos de investimento, entidades bancárias e analistas de mercados.
Como nos relacionamos: Assembleia-Geral, Reuniões e grupos de trabalho, Conferências e workshops, Dia do investidor, Gabinete de Relações com o Investidor, Website REN e Relatório Integrado.
Quem são: Produtores, comercializadores, distribuidores, consumidores, operadores de mercado e congéneres.
Como nos relacionamos: Comissões paritárias, Reuniões e grupos de trabalho, Website REN, Website CMVM, Relatório Integrado e Inquérito de avaliação da qualidade apercebida.
Quem são: Fornecedores de bens e serviços essenciais, fornecedores de outros bens e serviços e entidades certificadas.
Como nos relacionamos: Reuniões e grupos de trabalho, Website REN, Plataforma eletrónica de Compras, Sessões de esclarecimento, Relatório Integrado e Avaliação de desempenho de fornecedores.
Quem são: Administração pública central e institutos do Estado, administração pública regional e local, instituições e organismos europeus e entidades reguladoras.
Como nos relacionamos: Assembleia-Geral, Reuniões e grupos de trabalho, Website REN, Website CMVM, Website ERSE, Sessões de esclarecimento, Relatório Integrado, Publicações periódicas, Processos de avaliação de impacte ambiental e Inquérito de avaliação da qualidade apercebida.
Quem são: Associações e parceiros
Como nos relacionamos: Reuniões e grupos de trabalho e Website REN.
Realizámos em 2023, um novo processo de auscultação às nossas partes interessadas, procedimento fundamental para ir ao encontro das suas expetativas e melhorar o nosso desempenho nos pilares fundamentais da nossa estratégia de sustentabilidade.
A auscultação foi realizada através de um questionário aplicado via plataforma eletrónica e de um workshop com interlocutores internos da REN. O questionário foi enviado para uma amostra que inclui partes interessadas de todos os grupos identificados pela REN (ex.: colaboradores, entidades oficiais, comunidades, fornecedores, setor financeiro, comunicação social, acionistas e analistas).
Registou-se um aumento de participação de 83% face ao questionário aplicado em 2021.
Da auscultação às partes interessadas resultou a revisão dos temas materialmente relevantes para a REN, de acordo com o conceito de dupla materialidade.
Em 2022, formalizámos e comunicámos a Política de Relacionamento com as partes interessadas, com o objetivo de manter um relacionamento mutuamente positivo, íntegro e ético com as principais partes interessadas.
Para solicitação de informação, envio de feedback ou de reclamações, as partes interessadas têm disponíveis um conjunto de mecanismos de contacto.
Todos os contactos recebidos pela REN são analisados, de forma atenta, pela área competente.
Av. dos Estados Unidos da América, 55
1749-061 LISBOA - Portugal
Tel: 210013500
Fax: 210013310