Media Kit

Perfil da empresa

Tudo o que precisa saber sobre a REN

Mais de 700 pessoas trabalham diariamente para manter a REN – Redes Energéticas Nacionais como um dos mais eficientes operadores de transporte de energia a nível mundial, satisfazendo todos os critérios de qualidade e segurança necessários para garantir o fornecimento ininterrupto de eletricidade e gás a Portugal Continental.

A REN investe consistentemente na promoção do conhecimento e na investigação e desenvolvimento, aprofundando o relacionamento entre a academia e a indústria, com vista a antecipar soluções para os grandes desafios tecnológicos e ambientais que se colocam a nível nacional e internacional. Um investimento que, ao mesmo tempo que cria valor para os acionistas dentro de um quadro de desenvolvimento sustentável, permite participar na construção do mercado europeu de energia e nas futuras infraestruturas transnacionais de nova geração.

Portugal é o foco principal e mercado natural da REN, onde a empresa continuará a investir para garantir as necessidades de infraestruturas de eletricidade e gás a longo prazo, com uma orientação permanente para uma maior sustentabilidade, melhoria do desempenho e qualidade do serviço. A estratégia de investimento internacional é conservadora, apostando em setores em que a empresa é especialista e em mercados com estabilidade económica e quadros regulatórios previsíveis.

História

Empresa pioneira no transporte de energia elétrica em Portugal 

A história da REN – Redes Energéticas Nacionais começa em 1947, ano em que é fundada a CNE – Companhia Nacional de Eletricidade, S.A.R.L., empresa pioneira no transporte de energia elétrica em Portugal e sua antecessora original. Em 1975, com as nacionalizações decretadas pelo Governo português na sequência do 25 de abril de 1974, esta é integrada na Eletricidade de Portugal, S.A.. Na EDP, as atuais funções da REN enquanto empresa de transporte de eletricidade eram desempenhadas pela Direção Operacional da Rede Elétrica. Em 2000 esta é separada da EDP devido à privatização do Grupo EDP e à liberalização do mercado energético europeu, que veio impor a separação jurídica entre as empresas responsáveis pela gestão da rede de transporte e as que desenvolvem atividades de produção e distribuição de eletricidade. 

Em 2003, e ainda com a designação de Redes Elétricas Nacionais, a REN adquiriu 18,3% do capital social da Galp Energia, passando também a ser responsável pelo transporte de gás em alta pressão. Passa então a designar-se por REN – Redes Energéticas Nacionais. 

A empresa começou a ser reprivatizada em 2007, tendo esse processo finalizado a 2 de fevereiro de 2012. A 24 de abril de 2014 foi decidida a venda pela Parpública e pela Caixa Geral de Depósitos de até 11% da REN, o que culminou com a saída de ambas da estrutura acionista de referência da empresa a 16 de Junho de 2014. 

História da REN 
A história da REN começa em 1947 com a fundação da Companhia Nacional de Eletricidade. Conheça os grandes marcos até aos dias de hoje.  

COMPROMISSO VOLUNTÁRIOS

A REN integra associações e iniciativas que defendem um desenvolvimento sustentável. Conheça algumas dessas parcerias: 

Dados da Operação
Fique a conhecer melhor as Redes Energéticas Nacionais, com dados e análises em tempo real, mensais ou anuais.

MULTIMÉDIA REN

Rodrigo Costa

João Faria Conceição

Gonçalo Morais Soares

Comissão Executiva

Apoio de linha elétrica

Vista Terminal GNL Sines

Speed-E - Mobilidade elétrica com potência ilimitada


Descarregar

EEGO: um contributo para um planeta mais verde


Descarregar

Cerimónia de entrega Prémio AGIR 2022


Descarregar

Cerimónia de Entrega do Prémio REN 2022


Descarregar

Projeto Digital de Subestações


Descarregar

Projeto de Reflorestação do Carriço


Descarregar

Rádio - Prémio AGIR 2015

Rádio - Prémio AGIR

Rádio - Campanha Institucional

Rádio - Campanha Institucional 2012


Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia
.

Periodicidade *
0:00
/
0:00