Apresentamos a oportunidade existente para um/a Especialista de Monitorização de IT (M/F), para a Direção de Sistemas de Informação, com local de trabalho em Lisboa.
Terá como principais atribuições:
- Assegurar a monitorização em tempo real as infraestruturas e serviços de ICT sob responsabilidade da Direção de Sistemas de Informação, deteção precoce de incidentes e a rápida ativação dos mecanismos de alerta para as equipas de operação;
- Administrar as ferramentas de monitorização e observabilidade, assegurando a adequada visibilidade sobre as infraestruturas e serviços de ICT;
- Definir e implementar a framework de processos e procedimentos de gestão da monitorização numa lógica de monitoring by design;
- Trabalhar em articulação próxima e contínua com as equipas de operação, servindo de elo de ligação entre os responsáveis de cada serviço e infraestruturas, e a função de monitorização;
- Apoiar as atividades de diagnóstico, troubleshooting e análise de incidentes nas infraestruturas e serviços monitorizados;
- Participar em exercícios de simulação de desastre, validando a capacidade de deteção de falhas e a eficácia dos mecanismos de notificação e resposta;
- Gerir dashboards que forneçam informação acionável e relevante para as equipas operacionais e de gestão;
- Produzir relatórios periódicos sobre disponibilidade, desempenho e capacidade dos serviços, incluindo a definição gestão de KPIs e métricas operacionais;
- Manter atualizada a documentação técnica associada à função de gestão da monitorização;
- Promover a melhoria contínua das plataformas, processos e práticas de monitorização e observabilidade.
Perfil profissional:
- Mestrado em Engenharia Informática, Telecomunicações ou similar;
- Experiência profissional no desempenho de funções de gestão de plataformas de monitorização e de automação (preferencial);
- Bons conhecimentos de inglês falado e escrito;
- Experiência em administração de plataformas CheckMK, Grafana e N8N será valorizada.
Perfil pessoal:
- Boa capacidade de organização, comunicação e orientação para o cliente;
- Boas competências analíticas e de resolução de problemas;
- Proatividade, autonomia e sentido de responsabilidade;
- Gosto pelo trabalho em equipa e aprendizagem;
- Orientação para a qualidade de serviço e melhoria contínua.
As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 25 de Maio no site da REN.