Máquina pioneira em Portugal faz hoje a primeira demonstração na Expoflorestal
A REN - Redes Energéticas Nacionais vai proceder à demonstração de uma máquina pioneira na limpeza das florestas e prevenção de incêndios - o RAPTOR 300. A iniciativa enquadra-se no âmbito da Expoflorestal, que se inicia hoje e se estende até ao dia 19 de maio, em Albergaria a Velha.
A REN adquiriu cinco 'RAPTOR 300', que vão permitir uma melhoria das atividades de silvicultura e gestão de combustível, permitindo uma maior eficácia na defesa da floresta contra incêndios.
Para João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, 'a utilização de máquinas com recurso a tecnologias inovadoras, terá como resultado uma maior produtividade na limpeza das florestas'. Ao mesmo tempo, 'estamos a potenciar as nossas infraestruturas como uma mais valia na prevenção e no combate aos incêndios florestais. Ao manter as faixas limpas, potenciamos oportunidades de combate aos diversos agentes da proteção civil, nomeadamente os Bombeiros', salienta ainda.
No contexto da política da REN de proteção das florestas, contra incêndios, já foram implementadas várias ações, como por exemplo, a doação de viaturas a Bombeiros Voluntários e às equipas de prevenção de incêndios de vários concelhos do país.
Por outro lado, tem sido realizado um amplo trabalho com recurso a mais de 200 colaboradores - prestadores de serviços da REN na área florestal -, num investimento superior a 6 milhões de euros, em 2018. O resultado foi a limpeza de mais de 22 mil hectares, o equivalente a 22 mil estádios de futebol nos últimos 4 anos. Num compromisso com o futuro, a REN tem como objetivo, este ano, limpar mais 10% de terrenos, que em 2018 e nos próximos anos a REN planeia executar uma área global sempre superior a 7.000 ha/ano.