CENTRODEC - Centro de Suporte à Decisão com Dados Multi-sensoriais
Integrado da Agenda transForm, o CENTRODEC prevê a criação de um Centro de Suporte à Decisão com Dados Multi-sensoriais, que apoia à decisão para prevenir, antecirpar e lidar com o risco e impacto dos fogos e outros riscos naturais.
A Agenda Transform é uma iniciativa nacional criada no âmbito da Componente 5 (C5) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa desencadear a transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor.
Liderado pela Altri Florestal e sob a coordenação técnico-científica do CoLAB ForestWISE, o transForm integra um consórcio de 56 parceiros num esforço sem precedentes de cooperação setorial. Materializa-se em 30 projetos colaborativos, mobilizadores e complementares entre si, dos quais irão resultar 11 novos produtos, processos e serviços, suportados em tecnologias digitais, com elevado grau de inovação, que contribuirão para uma gestão florestal mais sustentável e para a melhoria da eficiência das empresas, garantindo uma maior ligação aos mercados e consumidores.
A Agenda transForm é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (02/C05-i01/2022), com apoio dos fundos do mecanismo NextGeneration EU da União Europeia.
A implementação desta Agenda terá um âmbito nacional e o investimento total previsto é de cerca de 130 milhões de euros, destinados ao investimento produtivo, à investigação, desenvolvimento e inovação, à qualificação e internacionalização, à divulgação e à capacitação de recursos humanos.
A REN coordena e faz parte da equipa de 3 projetos presentes na agenda, nomeadamente:
Aumentar a capacidade e rapidez de resposta da REN na proteção às suas infraestruturas e a outras infraestruturas envolventes.
Criação de um centro de suporte à decisão com dados muti-sensoriais, que irá prestar serviços de apoio à decisão para prevenir, antecipar e lidar com o risco e impacto dos fogos e outros riscos naturais, para apoio à proteção das infraestruturas da REN, dos territórios e outras infraestruturas em espaço rural.
Para a deteção e acompanhamento de incêndios serão instalados sistemas de monitorização, baseados em sensores óticos e térmicos, no topo de torres de muito alta tensão da REN.
Este projeto tem por base as soluções desenvolvidas no âmbito do projeto rePLANT.