Projeto nº 166

Estado Em curso

Início Jul 2022

Fim Dez 2025


Links relacionados

OPTIVEG: Otimização sustentável das operações de gestão da vegetação

Agenda transForm

A Agenda Transform é uma iniciativa nacional criada no âmbito da Componente 5 (C5) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa desencadear a transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor.

Liderado pela Altri Florestal e sob a coordenação técnico-científica do CoLAB ForestWISE, o transForm integra um consórcio de 56 parceiros num esforço sem precedentes de cooperação setorial. Materializa-se em 30 projetos colaborativos, mobilizadores e complementares entre si, dos quais irão resultar 11 novos produtos, processos e serviços, suportados em tecnologias digitais, com elevado grau de inovação, que contribuirão para uma gestão florestal mais sustentável e para a melhoria da eficiência das empresas, garantindo uma maior ligação aos mercados e consumidores.

A Agenda transForm é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (02/C05-i01/2022), com apoio dos fundos do mecanismo NextGeneration EU da União Europeia.

A implementação desta Agenda terá um âmbito nacional e o investimento total previsto é de cerca de 130 milhões de euros, destinados ao investimento produtivo, à investigação, desenvolvimento e inovação, à qualificação e internacionalização, à divulgação e à capacitação de recursos humanos.

A REN coordena e faz parte da equipa de 3 projetos presentes na agenda, nomeadamente:

  • CENTRODEC: Centro de Suporte à Decisão com Dados Multi-sensoriais;
  • OPTIVEG: Otimização sustentável das operações de gestão da vegetação;
  • Potenciar a adoção de motorização elétrica no setor florestal em Portugal.

Desafio

Aumentar o nível de apoio às operações de gestão da vegetação através da otimização e monitorização dos trabalhos.


Objetivo

Desenvolvimento uma solução tecnológica inovadora para apoio ao planeamento operacional, com vista a aumentar a produtividade e a sustentabilidade das operações de gestão da vegetação.


Benefícios

  • Otimização das operações e aumento da produtividade;
  • Menor risco de incumprimento do plano de gestão das faixas da REN;
  • Aumento da rentabilidade dos prestadores de serviço e consequente diminuição dos custos;
  • Diminuição do impacto ambiental das operações.

Financiamento e parcerias

0:00
/
0:00