Utilização de Realidade aumentada no apoio a operações no Terminal de Sines
Melhorar os procedimentos operacionais de preparação para a receção de um navio metaneiro no Terminal GNL de Sines através da utilização de realidade aumentada.
A utilização de realidade aumentada no apoio a operações no Terminal de Sines permitem ao operador realizar um conjunto de tarefas de forma assistida com recurso a óculos de realidade aumentada.
Sempre que o Terminal GNL de Sines recebe um navio metaneiro existe um conjunto de tarefas operacionais que devem ser garantidas. A verificação destas tarefas, que deve ser efetuada 48 horas antes da chegada do navio, pretende testar a operacionalidade de todos os equipamentos, ferramentas e materiais necessários à receção do navio. O objetivo é garantir que quando o navio atraca no jetty (cais de acostagem) estejam garantidas todas as condições operacionais para a sua descarga.
A utilização de óculos de realidade aumentada vai permitir ao operador efetuar a verificação dos procedimentos de uma forma assistida. Ou seja, a lista de verificação dos procedimentos a efetuar para a receção do navio é visualizada nos óculos, cabendo ao operador fazer a verificação de cada tarefa através de comandos de voz.