Projeto nº 51

Estado Concluído

Início Jul 2020

Fim Jun 2023

Links relacionados
REN

rePLANT - Estratégias colaborativas para a gestão integrada da floresta e do fogo 


Desafio

Desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável das florestas portuguesas, de forma a que estas estejam cuidadas, protegidas e que sejam uma fonte de riqueza para as pessoas, comunidades e para o país.


Objetivos

O rePLANt é um projeto mobilizador co-financiado pelos programas COMPETE e Portugal 2020, que tem como objetivo principal a valorização das florestas nacionais. É um projeto com coordenação técnico-científica do ForestWise - Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo.  Mobiliza 20 entidades entre empresas líderes do setor florestal e entidades de Investigação & Inovação (I&I) num trabalho colaborativo que visa aumentar a gestão florestal sustentável, a competitividade do setor e reduzir o impacto dos incêndios florestais. 

O rePLANT traz uma nova perspetiva sobre a gestão integrada da floresta e do fogo.  Ao juntar o melhor do conhecimento técnico-científico com o mais importante tecido empresarial do setor florestal português, o rePLANT introduz equipamentos mais eficientes e inteligentes para a floresta, permitindo uma melhor performance ambiental. A introdução de soluções integradas e inovadoras visa criar uma floresta mais sustentável e reduzir o impacto dos incêndios.  

A REN participa no Produto, Processo ou Serviço 2 (PPS 2) – Gestão do Risco e tem como objetivo criar um sistema integrado de vigilância da integridade dos ativos da REN e da floresta na sua envolvente através da recolha de imagens em tempo real, informação meteorológica do local e informação sobre a vegetação na envolvente no terreno, que permite detetar o mais rapidamente possível, focos de incêndio. 


Benefícios

  • Melhorar o sistema de deteção e combate aos incêndios 
  • Aumento da segurança das populações que vivem em áreas florestais, diminuindo o risco de incêndios 
  • Mais e melhor inovação nas operações florestais 
  • Aumento da competitividade e da capacidade de internacionalização das empresas do setor 
  • Estimular a criação de novas empresas e postos de emprego qualificados no setor florestal 
  • Preservação da biodiversidade 

Video do projeto


Financiamento e parcerias


0:00
/
0:00