As operações relativas ao projecto de acoplamento Italian Borders Market Coupling Project (IBWT Project) estão programados para iniciar no dia 24 de Fevereiro de 2015. A entrada em funcionamento está sujeita à aprovação final pelas autoridades reguladoras nacionais envolvidas. Como resultado, três das cinco fronteiras do IBWT serão acopladas através do Multi-Regional (MRC), e assim cobrindo desde a Finlândia a Portugal e Eslovénia, a maioria dos mercados de energia da UE.
O lançamento do Italian Borders Market Coupling fornece uma forte evidência da flexibilidade e confiança da solução Price Coupling of Regions (PCR). Após a conclusão bem sucedida de todas os teste realizados em Janeiro de 2015, o lançamento Italian Borders Market Coupling ocorrerá em 24 de Fevereiro de 2015. A partir desta data, a capacidade das fronteiras Itália-Áustria, Itália-França e Itália-Eslovénia para os mercados diários será atribuída implicitamente através da solução PCR, fazendo com que estas fronteiras também façam parte da área do MRC.
Os mercados diários combinados do MRC e IBWT irão abranger 20 países europeus, sendo responsáveis por cerca de 2.800 TWh de consumo anual. A média diária de volume apuradas ao longo destes países será de 4 TWh, com um valor médio diário de mais de € 150 milhões.
Além disso, com referência ao acoplamento do mercado actualmente em operação entre a Itália e a Eslovénia, o Gate Closure Time do mercado diário é alterado para às 12:00 a 10 de Fevereiro de 2015 (data de entrega 11 de Fevereiro de 2015 ).
Informações sobre a fronteira Itália-Suíça
Apesar de todas as fronteiras suíças estarem tecnicamente prontas para o acoplamento de mercado, o seu acoplamento está atrasado devido às negociações bilaterais em curso entre a Suíça e a Comissão Europeia. Os parceiros estarão prontos para realizar o acoplamento dentro de um curto espaço de tempo, assim que a actual situação política evolua.
Informações sobre a fronteira Itália-Grécia
A fronteira Itália-Grécia estará tecnicamente pronta para acoplamento de mercado numa fase posterior. A data de Go Live desta fronteira será decidida, logo que a sua capacidade técnica seja avaliada no âmbito do projecto IBWT.
Informações sobre a aprovação:
Tal como referido na primeira página, o início do acoplamento dos mercados ainda está sujeito a aprovação das autoridades reguladoras nacionais da Áustria, França, Itália e Eslovénia. Consequentemente, a confirmação do lançamento do acoplamento de mercado na fronteira Italiana irá acontecer quando tais aprovações forem publicadas por todas as autoridades reguladoras nacionais.
Sobre os projetos:
The Multi-Regional Coupling (MRC) é um projecto pan-europeu dedicado à integração dos mercados spot de energia na Europa. É uma cooperação entre os Power Exchanges APX, Belpex, EPEX SPOT, Nord Pool Spot e Omie, e os TSO’s 50HERTZ, Amprion, CREOS, Elia, Energinet.dk, Fingrid, a National Grid, ETR, a REN, a RTE, Statnett , SvenskaKraftnät, TenneT TSO BV (Holanda), TenneT TSO GmbH (Alemanha) e TransnetBW.
A cooperação é realizada para o acoplamento de preços dos mercados diários grossistas de electricidade, aumentando a eficiência da alocação das capacidades de interligação dos países envolvidos e otimizar o bem-estar social global. O MRC baseia-se num único algoritmo, calculando simultaneamente os preços da electricidade no mercado, as posições líquidas e fluxos de interligação entre as zonas de licitação, é baseado em leilões implícitos e apoiado pela solução PCR. O MRC abrange actualmente um conjunto de países responsáveis por 75% do consumo de energia europeu.
Price Coupling of Regions (PCR) é a iniciativa de sete PX Europeias (APX, Belpex, EPEX SPOT, GME, Nord Pool Spot, OMIE and OTE) para o desenvolvimento de uma solução única de acoplamento de preços de forma a calcular os preços de eletricidade na Europa e a alocar as capacidades transfronteiriças numa base diária. Esta iniciativa é crucial para alcançar o objetivo da harmonização do mercado de electricidade Europeu. Espera-se que o mercado de electricidade Europeu integrado aumente a liquidez, a eficiência e o bem-estar social. O PCR está aberto a outras PX Europeias que queiram aderir. Hoje, a PCR é usado para acoplar 75% do consumo europeu, e o Mercado 4M Mercado entre os mercados da República Checa, Hungria, Roménia e Eslováquia.
Italian Borders Market Coupling (IBWT é um projeto conjunto entre os TSOs (ADMIE, APG, ELES, RTE, SWISSGRID and TERNA) and PXs (BSP, GME, EPEX, EXAA and LAGIE) da Aústria, França, Grécia, Itália, Eslovénia e Suíça com o apoio do CASC e ECC. Este projeto tem por objetivo definir os processos de pre-coupling, post coupling e de situações excecionais necessários à implementação do acoplamento de mercado entre a região MRC e o mercado Diário Italiano
Para saber mais acerca do Projeto PCR e da implementação dos projetos de acoplamento de preços na MRC r IBWT, poderá visitar os seguintes websites:
MRC:
www.apxgroup.com
www.belpex.be
www.epexspot.com
www.mercatoelettrico.org
www.nordpoolspot.com
www.omie.es
www.ote-cr.cz
PCR:
www.apxgroup.com
www.belpex.be
www.epexspot.com
www.mercatoelettrico.org
www.nordpoolspot.com
www.omie.es
www.ote-cr.cz
IBWT Project:
www.admie.gr
www.apg.at
www.bsp-southpool.com
www.eles.si
www.epexspot.com
www.ecc.de
www.exaa.at
www.mercatoelettrico.org
www.lagie.gr
clients.rte-france.com
www.swissgrid.ch
www.terna.it