Os Operadores de Redes de Transporte (ORT) da Região de Cálculo de Capacidade (RCC) do Sudoeste Europeu (SWE), em conjunto com o Coreso, estão a desenvolver e a implementar soluções de integração de mercado definidas na legislação europeia. A integração do mercado de eletricidade é uma das pedras basilares da transição energética para um sistema energético livre de carbono. Esta integração favorece o caminho na direção de uma utilização mais eficiente das fontes de abastecimento e da infraestrutura, e aumenta a segurança do abastecimento.
Neste contexto, os ORT da SWE, com o apoio do Coreso, deram início à implementação de um processo de cálculo da Capacidade Coordenada para o Dia Seguinte, que entrou em funcionamento em janeiro de 2020. Este processo é o primeiro que utiliza o formato CGMES na Europa e considera as restrições de ângulo e tensão durante o cálculo.
Mais recentemente, após a entrada em vigor Regulamento (UE) 2019/943 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia de 5 de junho de 2019, relativo ao mercado interno da eletricidade, foi implementada em fevereiro de 2022 uma nova versão deste do processo de cálculo da Capacidade Coordenada para o Dia Seguinte que cumpre o requisito da 'meta mínima de 70%'.
Após uma fase de estabilização de seis meses para o processo referido, e em simultâneo com a implementação da 'meta mínima de 70%' para o Dia Seguinte, as partes interessadas do SWE deram também início ao desenvolvimento do processo de cálculo intradiário da capacidade. Este desenvolvimento está dividido em duas partes que serão implementadas sequencialmente:
A primeira sessão intradiária ocorreu no dia 15 de março de 2022.
O processo de cálculo intradiário da capacidade é um dos últimos marcos para os ORT e Coreso do SWE cumprirem integralmente o CACM (atribuição de capacidade e gestão de congestionamentos).
Sobre a RCC da SWE
A RCC do SWE consiste nas fronteiras das zonas de licitação entre os seguintes Estados-Membros da UE: Espanha, Portugal e França. Coreso, como centro de Coordenação de Segurança Regional (RSC), assegura a boa cooperação dos ORT envolvidos e desempenha um papel importante em todos os processos coordenados no SWE. Pode encontrar mais informação sobre o SWE em https://www.entsoe.eu/network_codes/ccr-regions/.
Também pode obter mais informação sobre o nosso RSC e sobre os futuros serviços do RCC aqui.