O projeto CORE LNGas hive, da qual a REN é parceira, vai participar com o seu camião itinerante nas primeiras etapas do 11.º Rally LNG Blue Corridor Iberia, no próximo dia 18 de setembro, entre Lisboa, Madrid e Saragoça.
A prova decorrerá ao longo de 5.700 quilómetros, através de 9 países percorridos por veículos particulares e camiões movidos a gás natural. O destino final será a cidade russa de S. Petersburgo.
O projeto CORE LNGas hive tem como objetivo desenvolver uma cadeia logística segura, eficiente e integrada para o fornecimento de GNL como combustível para o setor marítimo na Península Ibérica e impulsionar a descarbonização dos corredores do Mediterrâneo Europeu e Atlântico.
O Gás Natural Liquefeito é um dos combustíveis mais ecológicos, permite a redução da dependência de petróleo e impulsiona o processo de descarbonização da economia europeia, uma vez que gera menos 30% de emissões de CO2 que o petróleo e os seus derivados. Adicionalmente, contribui para a redução das emissões de óxidos de enxofre (SOx), partículas (PM) e óxidos de nitrogénio (NOx), o que permitirá cumprir com a cada vez mais restritiva regulação ambiental, melhorando a qualidade do ar nos ambientes portuários.
Cofinanciado pela Comissão Europeia, e com execução prevista até 2020, este projeto integra 42 entidades ibéricas entre instituições estatais, autoridades portuárias e empresas industriais, sendo a REN o único parceiro português.
Em conjunto com os vários parceiros estão a ser desenvolvidos 25 estudos que permitirão identificar e criar as condições necessárias para o desenvolvimento do GNL como combustível, criação de programas de formação, desenvolvimento da cadeia e equipamentos logísticos e toda a adaptação do ambiente portuário.
Para mais informações consulte a brochura do projeto aqui.