O último dia dos 'Encontros com Futuro' é dedicado ao E ('Environment') de ESG.
No dia em que se celebra, pela primeira vez, o Dia Nacional da Sustentabilidade focamos o debate no ambiente.
James Spurgeon, economista ambiental, professor na Universidade de Warwick e fundador da Sustain Value, é o orador principal, e fala-nos sobre "Capital Natural, reimaginar as contas das empresas".
Alertando para os riscos da natureza e da biodiversidade, que têm estado no topo do Relatório Anual de Riscos Globais do Fórum Económico Mundial" (FEM), James Spurgeon enumera algumas das possíveis estratégias a implementar para alcançar um saldo ESG positivo em todos os parâmetros e de forma a que as empresas se tornem "positivas para a natureza". Da neutralidade carbónica à economia circular ou de modelos de negócios regenerativos à adopção de soluções baseadas na natureza, muitos são os exemplos de estratégias que podem ser implementadas e contribuir para o impacto global expectável.
A sessão conta ainda com o comentário de João Wengorovius Meneses, secretário-geral da BCSD Portugal, e a mesa redonda com Nuno Gaspar Oliveira (CEO da Natural Business INteligence), Marta Santamaria (Senior Director Capitals Coalition) e Ricardo Pinheiro (CEO Lusorecursos Portugal Lithium). A moderação está a cargo de David Pontes, diretor do jornal Público.