A REN realizou um inquérito aos fornecedores qualificados, de forma a aferir o grau de maturidade em questões de ESG (Environment, Social, Governance). O objetivo desta análise, que foi suportada num questionário, foi avaliar o estágio de maturidade dos fornecedores da REN, visando simultaneamente a consciencialização e alinhamento de estratégias sobre práticas sustentáveis entre todos os intervenientes na cadeia de fornecimento.
O questionário versou três grandes pilares: 1) compromisso e divulgação de políticas/indicadores de sustentabilidade, 2) Ações e iniciativas especificas no âmbito de ambiente, energia e emissões e 3) Implementação de estratégias de compras sustentáveis e era composto por 21 perguntas. De acordo com o resultado obtido, as empresas foram classificadas em três grupos: básico, médio e bom.
Nesta iniciativa, a REN obteve uma taxa de reposta de 87%, o que revela o compromisso de transparência do mercado na partilha de informação com a empresa. Da análise consolidada aos resultados, é possível observar que cerca de 90% dos fornecedores apresentam um grau de maturidade básico, concluindo que há ainda necessidade de progresso e de melhoria destas empresas, que a REN está empenhada em apoiar. Os objetivos comunicados pela empresa, no âmbito do Capital Markets Day, em maio de 2021, de redução das emissões, reforçam a importância deste trabalho, com vista a motivar o mercado na definição de planos estratégicos de redução de emissões e na implementação de ações e iniciativas com impacto na progressiva descarbonização das suas operações.
O contributo para um mundo mais sustentável é, atualmente, um dos maiores desafios das empresas. A REN, consciente da relevância do papel das organizações na criação de iniciativas que combatam as alterações climáticas e auxiliem o processo de descarbonização da economia, comprometeu-se na implementação de uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que implica que todas as suas atividades sejam norteadas por princípios de sustentabilidade.
A consciência do importante papel que a empresa desempenha no seio da transição energética para a concretização de mundo mais sustentável e livre de carbono ,enquanto Operador de Transporte de Energia, ficou também firmada na carta aberta 'A Escolha Mais Verde', assinada em 2020. Neste documento, a REN e outros sete operadores europeus de transporte de energia assumiram conjuntamente o compromisso de fazer escolhas ainda mais responsáveis em matéria de sustentabilidade, mais concretamente a nível ambiental, e de compras mais verdes.