Teve hoje início, com sucesso, o acoplamento efectivo da região do Sudoeste da Europa (SWE) o que representa um importante passo para a integração do mercado eléctrico europeu. Como resultado, os mercados diários do Noroeste Europeu (NWE) e da SWE, que se estendem desde a Finlândia a Portugal, operam agora sob um processo de cálculo de preços comum para o mercado diário utilizando a solução do Price Coupling of Regions (PCR).
Hoje, pela primeira vez, as capacidades de interligação na fronteira França-Espanha, disponíveis para o mercado diário, foram atribuídas implicitamente através da solução PCR, substituindo os anteriores leilões explícitos diários. O acoplamento efectivo da NWE e SWE permite o cálculo simultâneo dos preços e transacções de energia na região. Este facto trará benefícios, para os consumidores finais, gerados por uma utilização mais eficiente do sistema eléctrico e das infra-estruturas transfronteiriças em consequência de uma maior coordenação entre mercados de energia.
Com o acoplamento efetivo da SWE, a atribuição das capacidades de interligação no horizonte diário será feito de forma optimizada dentro e entre os seguintes países da SWE e NWE: Bélgica, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha/Austria, Reino Unido, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia (através do SwePol Link), Portugal, Espanha e Suécia.
Os mercados diários da NWE e SWE representam cerca de 2,400 TWh de consumo anual. Desde o início de operação do PCR a 4 de Fevereiro, o volume médio diário de mercado nestes países atingiu 3.2 TWh, num valor médio diário de €200 milhões.
O acoplamento efectivo da SWE representa um passo importante na implementação do 'target model' Europeu para o Mercado interno de electricidade. Na sequência do acoplamento da SWE, estão previstas novas extensões da aplicação do acoplamento de mercados com a solução PCR.
Acerca dos projetos:
North-Western Europe (NWE) Price Coupling é um projeto envolvendo os Operadores da Rede de Transporte e Bolsas de Energia dos países da NWE. Os 17 parceiros deste projeto incluem APX, Belpex, EPEX SPOT e Nord Pool Spot do lado das Bolsas de Energia; 50Hertz, Amprion, Creos, Elia, Energinet.dk, Fingrid, National Grid, RTE, Statnett, Svenska Kraftnät, Tennet TSO B.V. (Holanda), Tennet TSO GmbH (Alemanha) e TransnetBW do lado dos TSOs. Esta cooperação tem por objetivo estabelecer o acoplamento de preço dos mercados diários grossistas de eletricidade da região, aumentando a eficiência da atribuição das capacidades de interligação dos países envolvidos e optimizando o bem-estar social. Será utilizado um algoritmo único, calculando simultaneamente os preços de mercado, as posições líquidas e os fluxos nas interligações entre áreas de mercado, com base em leilões implícitos implementados através da solução Price Coupling of Regions.
Price Coupling of Regions (PCR) é uma iniciativa de sete Bolsas Europeias de Energia (APX, Belpex, EPEX SPOT, GME, Nord Pool Spot, OMIE e OTE), para desenvolver uma solução única de acoplamento de preços para calcular os preços da electricidade em toda a Europa, e para atribuir as capacidades de interligação numa base diária. Este projecto é crucial para alcançar o objective Europeu de um Mercado de eletricidade harmonizado. Espera-se que um mercado integrado de electricidade Europeu aumente a liquidez, a eficiência e o bem-estar social. O PCR está aberto a outras Bolsas Europeias de Energia que se pretendam juntar.
South-Western Europe (SWE) Coupling Project é um projeto conjunto entre os TSOs de França, Espanha e Portugal e as Bolsas de Energia OMIE em Espanha e Portugal e EPEX SPOT operando o mercado Francês. Este projeto tem por objetivo definir os processos pre e pós acoplamento e as situações excecionais necessários à implementação do acoplamento dos mercados diários Ibéricos e da região NWE.
Para saber mais acerca do projeto PCR project e dos projetos de implementação regional do acoplamento de mercados na NWE e SWE, visite os seguintes websites:
NWE project:
PCR project:
www.epexspot.com
www.mercatoelettrico.org
SWE project:
clients.rte-france.com