A REN - Redes Energéticas Nacionais aderiu à European Hydrogen Backbone (EHB), uma iniciativa europeia que conta com 29 operadores de infraestruturas de transporte com o objetivo comum de desenvolver um mercado transfronteiriço de hidrogénio (H2) com recurso a infraestruturas dedicadas, de forma a promover sinergias na descarbonização da economia Europeia. Com esta participação, a REN posiciona-se no quadro das infraestruturas europeias de H2 integrando as infraestruturas nacionais e internacionais de transporte de hidrogénio por gasoduto.
O EHB foi criado em 2020 e tem contribuído para o desenvolvimento de uma visão de futuro para o mercado interno de H2 na Europa. Este contributo inclui a organização de grupos de trabalho cobrindo toda a cadeia de valor do H2, para criação de uma visão pan-europeia coordenada de infraestruturas de transporte, no sentido de demonstrar a viabilidade técnica e económica da criação de corredores europeus.
A participação da REN nas iniciativas do EHB, potenciada pela recente criação da área de Planeamento de Gases Renováveis, promove o papel das infraestruturas existentes de transporte e de armazenamento de gás no desenvolvimento do papel do hidrogénio na transição energética a par da criação de um mercado competitivo ao nível internacional, salvaguardando a segurança de abastecimento e a qualidade de serviço dos serviços prestados.