A REN e EPIS - Empresários pela Inclusão Social voltaram este ano a organizar uma acção de limpeza da Tapada de Mafra.
Numa área de 10 hectares, cerca de 800 voluntários, entre colaboradores e familiares da REN, familiares, alunos da Associação EPIS e voluntários de outras empresas associadas da EPIS, juntaram-se a esta iniciativa estabelecendo um novo recorde de voluntários na limpeza da Tapada de Mafra
Realizada pelo quinto ano consecutivo, esta iniciativa é coordenada e apoiada pelos técnicos da Tapada de Mafra, que aproveitam também para alertar os voluntários para importância da prevenção do risco de incêndios e para a necessidade de preservar a biodiversidade. Nos últimos 4 anos, os voluntários que participaram nas acções de limpeza da REN já contribuíram para a limpeza de uma área equivalente a 30 hectares.
O trabalho feito pelos voluntários consiste na limpeza dos restos florestais resultantes de arvoredo tombado, desbaste da vegetação concorrente das espécies autóctones e reparação das proteções e cercas. Esta iniciativa permite conciliar o programa de voluntariado da REN (Share) com um dos eixos da estratégia de sustentabilidade da empresa: a preservação do ambiente e a conservação da biodiversidade.
A participação de alunos da EPIS proporciona aos jovens uma experiência diferente, ao mesmo tempo que os alerta para a importância da proteção ambiental. A REN é associada da EPIS desde 2008, no âmbito das iniciativas de combate ao abandono escolar, promovendo regularmente visitas de estudo dos jovens, entre os 14 e os 16 anos, às instalações da empresa.