A REN informa que na sequência do apagão que ocorreu hoje, está, progressivamente a repor energia nos pontos prioritários, nomeadamente hospitais, forças de segurança, infraestruturas de abastecimento de água e transportes, tendo já restabelecido o fornecimento na área do Grande Porto e zona de Santarém prevendo repor o fornecimento na área da Grande Lisboa dentro das próximas horas, apesar de ser difícil apontar ainda uma previsão horária para o efeito.
O apagão que hoje assolou todo o território de Portugal continental decorre de uma significativa oscilação de tensões na rede espanhola num momento em que Portugal se encontrava a importar energia de Espanha. Com esta oscilação, os sistema de controlo e proteção das centrais portuguesas, e de acordo com o esperado numa situação com esta configuração, desligaram, dando origem ao apagão.
Perante esta situação, Portugal recorreu num primeiro momento à sua capacidade de arranque em black start (colocação em funcionamento de centrais de forma autónoma a partir de ausência total de energia) na central a gás da Tapada do Outeiro, o que permitiu repôr de forma muito cuidada a energia em áreas do Grande Porto. Espera-se, com a Central de Castelo de Bode e já com o apoio de alguma ligação com Espanha, restabelecer o fornecimento em zonas mais a sul do País a médio prazo.
Este é um processo que tem de ser feito de forma muito gradual e cuidadosa, de maneira a garantir o restabelecimento com a máxima segurança e salvaguardar a máxima estabilidade da rede elétrica nacional.