A agência norte-americana de notação financeira Standard and Poor's (S&P) reviu em alta o rating da REN - Redes Energéticas Nacionais, passando-o de BBB - /A-3 para 'BBB/A-2 com outlook estável.
A análise da agência de notação financeira reconhece a boa performance da REN refletida na política financeira conservadora da empresa, destacando ainda a maior diversificação da atividade da empresa, na sequência da recente aquisições da Portgás em Portugal e da participação de 42,5% na chilena Electrogas.
Segundo a S&P, o rating atribuído realça a resiliência da liquidez da REN nos testes de stress. A agência salienta que o rating de longo prazo para a REN pode exceder o de Portugal até ao máximo de um notch.
Na sua nota de análise, a S&P sustenta ainda que a REN continua a ter um excelente perfil de risco no seu negócio, refletindo uma posição de monopólionatural como operador de transporte de eletricidade e de gás em Portugal, sustentado pela visibilidade que a agência reconhece sobre as receitas da REN, uma vez que são quase totalmente reguladas e não estão expostas ao risco de mercado ou volume.