A equipa Watts Happening?, da Carlucci American International School of Lisbon (CAISL), conquistou o primeiro lugar na 16.ª edição do Prémio MEDEA, uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos. A equipa Boeing, da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, recebeu uma Menção Honrosa.
A equipa Watts Happening, composta por Jiang Song Ren, Mikhail Kuznetsov, Sofia Golubovski e Tomás Catarino, todos do 11.º ano, orientada pelas professoras Edite Briosa e Ana Almeida, centrou o seu estudo nos campos eletromagnéticos de baixa frequência gerados por um transformador instalado à entrada da escola. O referido estudo concluiu que os valores encontrados estão dentro dos limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.
Sobre a distinção, sublinham: “Este prémio valoriza não só o nosso conhecimento científico, mas também a nossa capacidade de o aplicar a uma situação relevante para a nossa comunidade. É o reconhecimento do nosso trabalho e esforço e é ver estabelecida a importância do estudo da física em contextos reais.”
Já a equipa Boeing, composta por Inês Carvalho, Gonçalo Alves, Pedro Pinheiro, Pedro Santos e Salvador Bastos, do 12.º ano da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, sob orientação do professor Carlos Rodrigues, desenvolveu um trabalho de investigação centrado na medição de campos magnéticos de baixa intensidade.
O estudo incluiu medições experimentais, tratamento gráfico dos dados e a produção de um vídeo e de um poster científico, tornando o processo de investigação mais acessível e comunicável. “Esta conquista é o reflexo do trabalho destes alunos e do entusiasmo com que se envolveram na descoberta da ciência. Mais do que um reconhecimento académico, este prémio simboliza a capacidade de sonhar, aprender e alcançar objetivos em equipa”, destaca o professor Carlos Rodrigues.
Pedro Teixeira Abreu, presidente da SPF, salienta o impacto do projeto: “Para os alunos e professores que participaram na edição deste ano foi decerto uma experiência inesquecível que permitiu fazer a ponte entre o eletromagnetismo e a investigação prática nos seus ambientes naturais. A adesão das escolas foi significativa, o que revela a importância do projeto MEDEA, em parceria com a REN, para o ensino da física experimental nas escolas.”
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no dia 8 de setembro, no Instituto de Educação – Alameda da Universidade, em Lisboa.
Instituído em 2008, o MEDEA é um projeto da SPF - Sociedade Portuguesa de Física e da REN – Redes Energéticas Nacionais, dirigido aos alunos do 10º ao 12º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.
Os participantes elaboram um projeto científico baseado em medições de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência, 0-300 Hz, no meio ambiente, em particular, na sua escola, em casa e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica; e procuram informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana. As escolas participantes recebem um medidor de campo elétrico e magnético que utilizam no decorrer do projeto.