22 março 2024

REN doa cinco viaturas a entidades do setor social

A REN – Redes Energéticas Nacionais, no âmbito da sua política de responsabilidade social, doou cinco viaturas a entidades do setor social, que irão contribuir para uma melhoria na prestação de serviços. A Associação Salvador, o Centro Social Recreativo e Cultural de Pedralva, a Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital, o Centro Social e Cultural de Fermedo, Escariz e Mato, e o Centro Paroquial de Cachopo foram as instituições selecionadas.

“Todas estas instituições são marcos nas suas respetivas áreas de influência, pelo que tendo surgido a oportunidade de as apoiarmos, a REN não hesitou. Sabemos que estas viaturas irão contribuir para o aumento da capacidade de respostas destas instituições, melhorando a o apoio dado aos utentes”, explica Margarida Ferreirinha, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação.

A Associação Salvador, criada por Salvador Mendes de Almeida, celebrou o seu 20.º aniversário no final de 2023 e tem como missão apoiar e promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade, assim como melhorar a sua qualidade de vida, potenciar os seus talentos e sensibilizar para a igualdade de oportunidades. A Associação conta atualmente com 26 colaboradores.

O Centro Social Recreativo e Cultural de Pedralva, que conta com 22 funcionários, localiza-se na freguesia de São Lourenço do Bairro, concelho de Anadia. Foi fundado em 1994 e está em funcionamento desde setembro de 2001, com o estatuto de IPSS. Para além de 37 utentes no Centro de Dia, o Centro apoia cerca de 30 idosos através do serviço de apoio domiciliário.

A Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital é uma IPSS fundada em 1980 e que intervém ativamente na comunidade para facilitar a integração e reabilitação do cidadão com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento e/ ou com outras deficiências. Atualmente, presta apoio à comunidade através do Centro de Atividades de Capacitação e Inclusão, de duas Residências Autónomas de Inclusão, do Centro de Recursos para a Inclusão, e de uma componente de formação.

O Centro Social e Cultural de Fermedo, Escariz e Mato, no concelho de Arouca, que iniciou funções a 01 de outubro de 2013, apoia cerca de 150 idosos e crianças com serviços que incluem Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Creche. O Centro pretende acrescentar um Lar de Idosos às suas valências até ao final de 2025.

O Centro Paroquial de Cachopo, em Tavira, conta com cerca de 50 funcionários, foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Cachopo, a 6 de abril de 1990 e localiza-se numa freguesia isolada, constituída, em grande número, por uma população extremamente envelhecida, que manifesta inúmeras carências a nível social e económico. O Centro presta apoio domiciliário a 50 idosos e conta com um lar de idosos, com 30 utentes e um centro de convívio, no qual dá apoio a 12 utentes.



;
0:00
/
0:00