Albino Marques, diretor do Sistema Elétrico da REN-Redes Energéticas Nacionais, foi eleito, por unanimidade, como novo Coordenador para a Região da Europa Continental do Comité de Operações da ENTSO-E.
Albino Marques, que já era vice-Coordenador para esta mesma região, para além de coordenador do projeto TSO KOSTT (TSO do Kosovo), assumiu o novo cargo a 28 de Setembro, para um mandato de dois anos.
O grupo regional dos TSOs da Europa Continental tem a responsabilidade de garantir o funcionamento seguro e equilibrado do Sistema Elétrico através da definição detalhada de regras de operação comuns alinhadas com os códigos europeus de operação do sistema elétrico e de emergência e recuperação em caso de incidente. Estas regras estão contidas no acordo quadro para a área síncrona (SAFA - Synchronous Area Framework Agreement). Tem também a responsabilidade de decidir sobre os alargamentos da rede elétrica da europa continental a outros países vizinhos que pretendam interligar-se a esta rede elétrica.
Para Albino Marques, esta eleição 'é um desafio técnico e de gestão extremamente interessante e representa sem duvida um reconhecimento do prestigio que a REN tem no conjunto dos TSOs europeus.'
A ENTSO-E é uma associação sem fins lucrativos sediada em Bruxelas que reúne 42 operadores de transporte de eletricidade de 35 países europeus. Os objetivos da ENTSO-E consistem, de acordo com a legislação da UE, em fortalecer a cooperação dos operadores de transporte em áreas como o desenvolvimento dos Códigos de Rede Europeus e a coordenação da operação dos sistemas elétricos e o desenvolvimento das redes. Esta cooperação deverá contribuir para uma efetiva integração do mercado europeu de eletricidade, potenciar um ambiente de energia sustentável e garantir um sistema de redes de transporte seguro.