Ao inicio da tarde de hoje verificou-se um problema na interligação do sistema elétrico entre França e Espanha, na sequencia de um incidente na rede de transporte francesa.
Como consequência deste incidente, o sistema elétrico ibérico separou-se da restante rede europeia numa situação de forte importação.
Esta situação provocou uma redução significativa da frequência ibérica, tendo sido ativados automaticamente os planos de defesa dos sistema elétricos espanhol e português.
A ativação do plano de defesa português teve como consequência a redução do consumo em bombagem hidroelétrica, em consumidores industriais interruptiveis e em diversos consumidores da rede de distribuição nacional, pré-selecionados em coordenação entre a REN e a EREDES.
Esta atuação evitou consequências mais graves, que no limite poderiam ter conduzido ao apagão total do sistema elétrico.
Neste momento o sistema elétrico ibérico já se encontra interligado ao sistema europeu, estando a situação em vias de normalização total.