A Portgás, empresa detida a 100% pela REN - Redes Energéticas Nacionais, ultrapassou no final de julho os 400 mil clientes, no ano em que faz 25 anos do início do fornecimento a utilizadores domésticos. Este é um marco importante na atividade da empresa, distribuidora de gás natural em 29 concelhos nos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo. A Portgás é atualmente a maior distribuidora em extensão de rede e detém mais de 25% do total de clientes do país, cujo consumo representa cerca de 30% do gás distribuído a nível nacional.
Desde 2018, a Portgás ligou, em média, cerca de 12 mil clientes por ano à sua rede. A infraestrutura da Portgás tem já mais de 5 mil quilómetros de extensão, distribui mais de 7 TWh de energia por ano e abrange já a totalidade dos 29 concelhos da concessão, após a chegada, no final de 2021, a Paredes de Coura.
No âmbito da sua estratégia de Descarbonização e Digitalização de ativos, a empresa tem estabelecido parcerias com universidades, empresas e instituições com o objetivo de desenvolver projetos que acelerem a introdução de gases de origem renovável, nomeadamente o hidrogénio, e a descarbonização e a digitalização das redes. A Portgás foi a primeira distribuidora de gás natural portuguesa a receber a certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação, tendo também reconhecimento oficial nas áreas de Qualidade, Ambiente e Segurança e, mais recentemente, em Continuidade de Negócio. As boas práticas da empresa têm contribuído para o crescimento da Portgás, assim como para a sustentabilidade e resiliência do setor nacional de gás.
A Portgás foi criada em 1988, tendo sido a vencedora do concurso internacional para a distribuição de gás natural na região norte litoral de Portugal. Em 1994 começaram as obras para a criação da rede primária de distribuição, sendo o primeiro cliente abastecido residente na Maia, em abril de 1997. Em 2009 atinge a marca dos 200 mil clientes. Em outubro de 2017, é adquirida pela REN Gás S.A.