As associações, empresas e organizações com fins não lucrativos já se podem candidatar à 7ª edição do Prémio AGIR da REN, que este ano pretende apoiar projetos que ajudem a promover o emprego e integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Prémio AGIR pretende encontrar soluções para pessoas que enfrentam problemas específicos que dificultam a empregabilidade. Encontram-se nesta situação mães solteiras, com pouco suporte familiar, pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ou doença mental ou que enfrentaram um passado como pessoas sem abrigo, os jovens NEET (que não estudam, nem trabalham), jovens à procura do primeiro emprego, desempregados de longa duração, pessoas com mais de 45 anos, migrantes, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência, entre outros.
As organizações que pretendam concorrer à edição deste ano podem apresentar a sua candidatura em www.stone-soup.net, até ao dia 30 de abril. A divulgação dos projetos selecionados será feita em setembro de 2020.
A seleção das três melhores candidaturas é da responsabilidade da REN, em parceria com a STONE SOUP, que acompanha e monitoriza a utilização dos fundos doados a cada projeto apoiado, efetuando também a avaliação do impacto social real do apoio atribuído. Ao primeiro classificado é concedido um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.
O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN. Anualmente, o Prémio AGIR seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos. As últimas edições foram dedicadas aos temas 'Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar' (2019), 'Preservação do património natural' (2018); 'Inserção Laboral de Pessoas com Deficiência' (2017); 'Combate à Pobreza e Exclusão Social' (2016); 'Envelhecimento Ativo' (2015) e 'Criação de Emprego' (2014).
Mais informação em: https://www.ren.pt/pt-PT/sustentabilidade/premio_agir/