11 fevereiro 2020

Projetos "Apps for Good", "Escolas de Superpoderes" e "Pescador de Sonhos" recebem Prémio AGIR da REN

O programa 'Apps for Good' do CDI Portugal - ONG de inclusão e inovação social e digital -  foi o vencedor da sexta edição do prémio AGIR da REN, este ano dedicado à promoção do sucesso escolar e ao combate ao abandono escolar. O programa desafia alunos a criar aplicações tecnológicas para smartphones ou tablets e produtos IoT (Internet of Things), que façam a diferença e transformem as comunidades onde se inserem. 

Em apenas cinco anos, a iniciativa, reconhecida pela Direção Geral da Educação, já chegou a 323 escolas em Portugal, a mais de 800 professores e de 9.500 alunos, tendo sido desenvolvidas mais de 1000 soluções tecnológicas. De acordo com dados do próprio programa, o impacto na motivação e confiança dos alunos envolvidos é evidente: 96% revelam maior motivação para aprender, 79% aumentaram os níveis de confiança e 77% sentem-se mais criativos.

No 'Apps for Good', os alunos são desafiados a usar todo o potencial das novas tecnologias.  Trabalham em equipa para encontrar problemas sociais que estejam ligados aos seus interesses ou áreas em comum, experienciando a totalidade do ciclo de desenvolvimento do produto: desde a criação da ideia à escolha do modelo de negócio e marketing. Enquanto programa educativo e tecnológico, a iniciativa apresenta como principais fatores de inovação a introdução nas escolas de um modelo inovador de ensino-aprendizagem, com uma forma inovadora de lecionar tecnologia e criar uma ponte entre as escolas e o mercado de trabalho.  

'É um privilégio receber o Prémio Agir da REN não só pela sua relevância no sector Social em Portugal, mas também por representar o reconhecimento de um trabalho persistente e inovador que todos os dias vamos fazendo no Apps for Good. Este prémio não só nos permitirá continuar a inovar conteúdos e plataforma, mas também contribuirá para a melhoria e consolidação da avaliação de impacto, que nos tem permitido fornecer dados relevantes para a evolução do modelo educativo no nosso país', afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal'.

Para Rodrigo Costa, Presidente da REN, 'a educação é determinante para a construção de uma sociedade inclusiva, responsável e sustentável. Foi por esta razão que a promoção do sucesso e o combate ao abandono escolar foram o tema desta edição. Os vencedores são bons exemplos de projetos que criam futuro, premissa que está na base da criação do Premio AGIR'.

'Escolas de Superpoderes' do Porto e 'Pescador de Sonhos' de Albufeira também premiados

O programa 'Escolas de Superpoderes', promovido pela Associação Juvenil Transformers, do Porto, foi distinguido com o segundo lugar nesta sexta edição do Prémio AGIR da REN. O programa incentiva o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através das suas atividades preferidas. Os mentores, em regime de voluntariado, dão aulas de diferentes talentos a aprendizes que, ao longo do ano, devem identificar um problema social e resolvê-lo através da atividade que receberam. A iniciativa já mobilizou mais de 3000 aprendizes, 300 mentores voluntários e atualmente está implementado em 22 cidades de Portugal, apresentando uma redução de 43% do insucesso escolar dos alunos envolvidos. 

Para Inês Alexandre, CEO desta Associação, 'hoje, passados 9 anos e com avaliação de impacto que nos diz que reduzimos o insucesso escolar em 44,3%, a vontade é exatamente a mesma, resgatar estes jovens através dos talentos da comunidade. O Prémio Agir da REN vai-nos permitir chegar a mais jovens com a certeza de que também transformaremos as suas comunidades', acrescenta.

O terceiro lugar na sexta edição do Prémio AGIR foi para o projeto 'Pescador de Sonhos', desenvolvido pela Associação APEXA, de Ferreiras, Albufeira. Este programa, através de atividades de apoio ao estudo e ações de sensibilização, visa promover o sucesso escolar, diminuir o abandono escolar e combater comportamentos de risco. 

Segundo Nuno Neto, presidente da APEXA, 'é uma preocupação da APEXA que o apoio do Prémio AGIR da REN permita formar e educar a sociedade para lidar e encarar estes jovens como parte dela, num assumido Manifesto pela Inclusão'.

A cerimónia de entrega do Prémio Agir decorreu dia 11 de fevereiro de 2020, no auditório da REN, em Ermesinde. A próxima edição do Prémio Agir será subordinada ao tema a Integração Profissional de Pessoas Vulneráveis.



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