23 julho 2019

REN assina contrato para compra de empresa de transporte de eletricidade no Chile

A REN assinou um contrato com as empresas COMPAÑÍA GENERAL DE ELECTRICIDAD S.A. e NATURGY INVERSIONES INTERNACIONALES, S.A., para a aquisição de 100% da EMPRESA DE TRANSMISIÓN ELÉCTRICA TRANSEMEL S.A. ('Transemel'), por USD 167M.

O contrato prevê que a conclusão da transação e a efetiva aquisição da Transemel pelo grupo REN se realize no início de outubro de 2019.

A Transemel possui e opera 92 Kms de linhas de transmissão elétrica e 5 subestações, localizadas maioritariamente no Norte do Chile. Esta região é marcada pela forte influência da indústria mineira, estando uma das subestações localizada perto da maior mina de cobre do Mundo, em Calama, e pela crescente predominância de projetos de produção de energia renovável, fruto do grande potencial solar nessa zona do país.

Para a concretização desta oportunidade de investimento foi fundamental o sólido conhecimento que a REN e as suas equipas operacionais detêm sobre o sector do transporte de energia elétrica em Portugal, bem como os elevados níveis de eficiência e qualidade de serviço, que colocam a REN entre os melhores operadores de redes de transporte de energia a nível mundial. Este é o segundo investimento da REN no Chile, onde detém, desde 2017, uma participação na empresa Electrogas, que opera o gasoduto que abastece de gás natural as principais geradoras de eletricidade do país e os distribuidores residenciais da cidade de Santiago do Chile.

A operação enquadra-se no plano estratégico da REN, que assenta numa estratégia de investimento internacional conservadora e com o objetivo de compensar o menor crescimento em Portugal.

Este plano de médio e longo prazo, concentra-se nos sectores em que a empresa é especialista, e em mercados com estabilidade económica e quadros regulatórios previsíveis.

Esta aquisição enquadra-se também dentro dos rigorosos critérios de disciplina financeira da REN, de forma a garantir não só uma rentabilidade sustentável, bem como a manutenção de métricas de crédito na categoria de investment grade.

O Chile e as oportunidades de investimento concretizadas, correspondem de forma integralmente positiva aos requisitos estratégicos da REN. Esta maior presença no país permite um maior foco numa única geografia já conhecida pela empresa, na qual tem tido uma boa experiência e onde poderá potenciar a sua capacidade técnica, reconhecida internacionalmente.

Apesar de se manter atenta a oportunidades de investimento no estrangeiro, Portugal é o foco principal e mercado natural da REN, onde continuará a investir para garantir as necessidades de infraestruturas de eletricidade e gás natural a longo prazo, com uma orientação permanente para a melhoria do desempenho e qualidade de serviço, a fim de fornecer um serviço fiável, seguro e eficiente ao menor custo possível para o país e para os consumidores. A transição energética que está em fase de execução em Portugal apresenta desafios muito importantes e para os quais a REN se sente totalmente preparada. O crescimento da REN fora de Portugal, apesar de modesto, amplifica a sua capacidade de trabalho e cria melhores oportunidades para o futuro da empresa.



Newsletter

Receba todos os detalhes da operação,
tendências e notícias que partilhamos
com toda a energia

Periodicidade *
;
0:00
/
0:00