A REN e a ONEE - Office National de l'Electricité et de l'Eau Potable de Marrocos foram mandatadas pelos Governos de Portugal e Marrocos para apresentarem, num prazo de seis meses, uma proposta de anteprojeto de construção e de modelo de financiamento para a construção da interligação elétrica Portugal-Marrocos.
Para o efeito, será criado um Grupo de Trabalho, composto por três representantes que cada signatário indicará, que reunirá mensalmente para analisar o progresso de apresentação da proposta de anteprojeto.
A interligação elétrica é condição essencial para que os Estados de Portugal e Marrocos possam reforçar as suas estratégias de aposta nas energias renováveis, e permitindo a sua exportação para dois continentes - da Europa para África e de África para a Europa.
A Declaração Conjunta entre Portugal e Marrocos sublinha a necessidade de garantir as condições para exportar a 'energia verde' que ambos os países produzem sendo que, para tal, é essencial reforçar as interligações energéticas entre ambos os países.