A REN - Redes Energéticas Nacionais juntou hoje cerca de 130 alunos das escolas do concelho de Ponte de Lima, numa ação de reflorestação realizada no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. Esta ação integrada no Dia da Floresta Autóctone, surge no âmbito de um protocolo estabelecido entre a REN e o Município para apoiar a rearborização do Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.
A área total reflorestada pela REN compreende cerca de 11 ha com a plantação de 9000 árvores autóctones, na sua maioria carvalhos, cerejeiras e nogueiras. Na ação de reflorestação com alunos de escolas do concelho de Ponte de Lima foram plantadas simbolicamente 1000 árvores, principalmente carvalhos.
Sob o lema 'Juntos Plantamos o Amanhã', o programa contou com as boas vindas do Presidente da Câmara de Ponte de Lima, seguindo-se uma breve apresentação da REN e da Quercus, no Auditório da Quinta de Pentieiros, sobre a importância da preservação da biodiversidade, onde foram ainda apresentadas instruções para a plantação de árvores. De seguida, os participantes, alunos e professores das escolas de Ponte de Lima participaram na ação de reflorestação.
Victor Mendes, Presidente da Câmara de Ponte de Lima, refere que o plano de arborização executado pela REN permite ao Município de Ponte de Lima reverter a situação verificada após o incêndio de 2016, do qual resultou um enorme revés nos trabalhos concretizados durante cerca de uma década, com um conjunto de outros parceiros, viabilizando, desta forma, a manutenção do objetivo da criação de um parque florestal de uso múltiplo, com uma forte componente de sensibilização do público em geral para o potencial e para as problemáticas associadas à floresta.
Referiu ainda que o protocolo estabelecido com a REN é um bom exemplo do contributo que o mundo empresarial pode e deve conferir no âmbito da sua responsabilidade social e que a disponibilidade apresentada pela REN para colaborar em iniciativas da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, que incluem a Quinta de Pentieiros, foi demonstrada e efetivada em 2008, tendo na altura a REN cofinanciado uma publicação de fotografia intitulada 'As Lagoas do Novo Milénio'.
João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN destacou a importância desta ação, 'no âmbito da política de responsabilidade social da empresa e no apoio às comunidades locais onde estão inseridas as suas infraestruturas'. 'Ao longo dos últimos anos a REN tem procurado adequar a vegetação existente nos corredores das suas linhas elétricas, promovendo a criação de um ecossistema sustentável, gerador de valor económico para os proprietários dos terrenos, o que, por sua vez, resulta em territórios mais resilientes aos incêndios rurais', sublinhou ainda.
Nos últimos anos, através das ações de reconversão de faixa, a REN já plantou cerca de 1 milhão de árvores em 2000 ha.
A REN é membro do Movimento ECO - Empresas Contra os Fogos, um movimento da sociedade civil, com o apoio do Governo, que conta com o envolvimento de várias empresas portuguesas e que tem como objetivo potenciar a prevenção dos incêndios florestais e sensibilizar a opinião pública para os comportamentos de risco.