A REN – Redes Energéticas Nacionais concluiu a nova Subestação da Feira. Com um investimento de cerca de 23 milhões de euros e uma área com quase cinco campos de futebol (4,5ha), a instalação permite um reforço de potência na rede regional a 60 kV.
Esta infraestrutura compreende dois painéis de linha a 400 kV que ligam às subestações de Lavos e de Recarei, dois transformadores de potência 400/63 kV – 170 MVA e cinco painéis de linha a 60 kV destinados a ligar a outras tantas subestações da EDP Distribuição, permitindo assim reforçar a injeção de potência na rede regional a 60 kV.
Implantada num terreno com um relevo muito difícil, esta obra movimentou mais de 700 000 m3 ,uma vez que por razões ambientais e de ocupação territorial, toda a região do concelho de Santa Maria da Feira, onde esta subestação foi implantada, possui uma elevada dispersão edificada, com poucas áreas livres.
Para Albino Marques, Diretor de Investimento da REN, o principal objetivo desta obra passa por “ fortalecer a capacidade de transporte, a qualidade e garantia do abastecimento dos consumos de energia na região de Santa Maria da Feira”.