A REN recebeu, no Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Sines, o primeiro navio Q-Flex a acostar em território nacional.
Os navios do tipo Q-Flex são metaneiros de última geração, com uma capacidade de transporte de até 216.000 m3, cerca de 1,5 vezes da capacidade média da frota mundial.
O Terminal de GNL de Sines está preparado para receber estes navios, devido às suas características de porto de águas profundas e ao aumento da sua capacidade de armazenagem, obtido com o projecto de expansão concluído em 2012.
Para além da localização estratégica, enquanto porta de entrada na Europa, o Terminal de Sines tem capacidade para armazenar até 390.000 metros cúbicos de GNL e de fazer a sua trasfega para outros navios. Estes factores, a par dos ganhos de eficiência e de escala resultantes da ampliação, fazem desta infraestrutura da REN um dos terminais mais competitivos da Europa e uma referência a nível mundial.
Para João Conceição, COO da REN, 'o Terminal de Sines é uma peça critica na garantia da segurança de abastecimento, tanto para Portugal como para a Europa. As suas características, localização e eficiência operacional fazem com que seja cada vez mais procurado pelos operadores'.